Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2021
Eleição

TRE-AM aprova envio de tropas federais em Coari por 'histórico de desordem e violência'

Eleição ocorre no dia 05 de dezembro



show_show_show_urna_agora_C1C4D590-CB59-4039-A471-E6551664D66A.jpg Foto: Reprodução/Internet
11/11/2021 às 17:07

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) aprovou, nesta quinta-feira (11), o pedido de tropas federais para promover a segurança nas Eleições Suplementares em Coari (a 375 quilômetros de Manaus), marcada para o dia 05 de dezembro. A justificativa indicada no Acórdão foi o “histórico de desordem e violência” do município.

A Corte eleitoral votou de forma unânime por requisitar o apoio à segurança. Na decisão os magistrados consideram “que o efetivo policial e o reforço previsto não serão suficientes para garantia da ordem e da segurança no pleito municipal suplementar, faz-se indispensável o apoio das forças federais”. 



No voto, o relator do pedido, desembargador Eleitoral Marcelo Manuel da Costa Vieira, recordou o atentado ao ex-prefeito Igson Monteiro e à Câmara Municipal, no ano de 2015, e ao ex-prefeito Raimundo Magalhães, além de manifestações em frente ao cartório eleitoral, entre outros eventos que movimentam a cidade. 

Neste pleito, já teve caso de polícia. No fim de semana, o ex-prefeito de Coari, Adail Filho (PP), principal apoiador da campanha do seu primo, Keitton Pinheiro (MDB), acusou o radialista Ronaldo Tiradentes de tê-lo ameaçado de morte, por meio de mensagens eletrônicas, após Adailzinho enviar sem autorização uma foto intima. 

A Polícia Militar do Estado do Amazonas já colocou à disposição de Coari, 116 agentes. As diárias da PM devem totalizar R$ 168,3 mil, divididos entre oficiais e praças. O reforço estadual à segurança inicia a chegada no dia 22 de novembro e deve retornar às bases no dia 06 de dezembro. 

Concorrem ao cargo do Executivo municipal as chapas: Keitton Pinheiro ao lado do vereador Edilson Lima (Republicanos); Robson Tiradentes (PSC) e o ex-comandante da Polícia Militar no Amazonas, Ayrton Norte; Zé Henrique (PL), como o vice Orlando Nascimento (Avante); Mil Mitouso e Professora Dilene, ambos do PSB.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.