Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
PLEITO SEGURO

Urnas que servirão de teste contra fraude na eleição são sorteadas pelo TRE

Processo de auditoria das urnas eletrônicas, que acontece desde 2002, é organizado por uma comissão e conta com a participação de partidos políticos, MPE e entidades representativas da sociedade



urnas.JPG Foto: Divulgação
05/08/2017 às 15:52

O Juiz Presidente da Comissão de Votação Paralela, Henrique Veiga Lima, realizou neste sábado (05), no Centro de Divulgação das Eleições do TRE-AM, na Zona Centro-Sul, o sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas através de Votação Paralela. Foram sorteadas 3 urnas: duas da capital e uma do interior. Os Cartórios Eleitorais providenciarão sua substituição por urnas de contingência para possibilitar que os eleitores dessas seções possam votar normalmente.

O processo de auditoria das urnas eletrônicas, que acontece desde 2002, é organizado por uma comissão e conta com a participação de partidos políticos, Ministério Público Eleitoral e entidades representativas da sociedade.



A Comissão distribuirá cédulas de votação e listas de candidatos aos representantes para que, no dia e horário do pleito oficial, seja realizada uma votação simulada. As telas das urnas serão filmadas permanentemente e todo o trabalho será auditado. Foram sorteadas as seguintes urnas:

 

CAPITAL

- 59ª Zona Eleitoral – Seção 639

Escola Municipal Prof. FRANCISCA PERGENTINA DA SILVA

Endereço: Rua Chico Mendes, S/N, Zumbi

 

- 40ª Zona Eleitoral – Seção 359

Escola Estadual GONÇALVES DIAS

Endereço: Av Dom Pedro, Bairro Dom Pedro.

 

INTERIOR

- 52ª Zona Eleitoral – Seção 62

Escola Municipal ALEGRIA DO SABER

Endereço: Rua Gov. Angelo Amaral, Centro

 

Votação Paralela

A Votação Paralela é utilizada para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. Ela ocorre no mesmo dia e horário das eleições e conta com a participação do Ministério Público, da OAB e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta à imprensa e à sociedade civil.

No dia do pleito, os votos contidos nas cédulas preenchidas durante o sorteio das urnas, realizado na véspera da eleição, serão inseridos nas mesmas. Os candidatos constantes nas cédulas devem corresponder aos que concorrem ao pleito no município da respectiva urna.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.