Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021
FACILIDADE

Vai votar? Aplicativo e-título substitui o documento original

Quem não levar para a urna o título de eleitor ou o documento com foto, assim como nos anos anteriores, poderá acessar as suas informações no app



ETITULO_0E6CFCEF-E240-4BDE-8DF4-2B44BA973B3C.jpg
15/11/2020 às 06:36

A tecnologia novamente facilita o processo eleitoral brasileiro. Nesse domingo não será diferente. Para os eleitores que não sabem a sua zona e sessão eleitoral o aplicativo E-Título fornecerá informações. No pleito deste ano, a plataforma conta com novas funcionalidades.

Quem não levar para a urna o título de eleitor ou o documento com foto, assim como nos anos anteriores, poderá acessar as suas informações no app. É recomendado que ele seja baixado com antecedência, pois alguns dado pessoais como: nome completo, data de nascimento, número do CPF ou do título, nome da mãe e do pai, são solicitados para obter acesso.



"Com mais tempo para utilizar a interface do aplicativo, o eleitor estará mais seguro e apto para usá-lo no dia da votação", informou a Justiça Eleitoral por meio de nota.

VEJA COMO CONFIRMAR SEU LOCAL DE VOTAÇÃO

Além disso, algumas informações complementares como endereço cadastrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), local de votação, dentre outros, serão requeridos. Bem como, será necessário a criação de uma senha para acesso.

Após essa fase o app é bastante funcional. Na tela principal constam a foto do eleitor, nome, número do título, sessão e zona e ainda um QR Code para autenticação pelos mesários para evitar fraudes. Entretanto o E-título está disponível apenas para quem realizou o cadastramento biométrico.

Localização

Na nova atualização do aplicativo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, a qualquer hora. O eleitor que não souber o trajeto para a sua zona poderá acessar o e-Título e ratrear o melhor caminho pelo GPS.

O cidadão que estiverem fora do seu domicílio eleitoral poderão usar o e-Título para justificar a sua ausência com auxílio de geolocalização que estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h. Quem no conseguir realizar a comprovação no mesmo dia poderá apresentar documento comprobatório que motivou a ausência (60 dias para justificar após cada pleito, ou 30 dias para justificar após retorno ao Brasil).

Atualmente mais de quatro milhões de eleitores já baixaram o e-Título que está disponível para Android e IOS. O TSE estima que cerca de 60 mil pessoas têm acessado o documento diariamente.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.