Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
EXAME

Candidatos buscam resultados positivos no segundo dia de provas do Enem

Para evitar o "show dos atrasados", alguns estudantes preferiram chegar com duas horas de antecedência do horário de abertura dos portões



cdpm_2_enem_BE99F18D-40B3-4856-A6C5-7556BE31F6D5.JPG Candidatos chegaram cedo no CMPM-2, na avenida Max Teixeira (Foto: Márcio Silva)
11/11/2018 às 11:09

Candidatos preferiram chegar cedo nos locais de provas, em Manaus, no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado neste domingo (11), em todo o Brasil. Os portões dos diferentes locais da aplicação do exame na capital foram abertos às 10h e fecharam por volta das 11h.

Um dos candidatos que preferiu chegar cedo, foi o cobrador de ônibus, Harlison Luiz Lima, de 30 anos. Ele chegou por volta das 8h no Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM-2), localizado na avenida Max Teixeira, na Zona Norte de Manaus. A expectativa dele é a fazer a melhor prova possível.

"Vou testar meus conhecimentos e depois veremos o resultado final", disse o cobrador, acrescentando que se preparou para a prova assistindo videoaulas no Youtube. Ele pretende cursar Educação Física ou Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Como Harlison, a vendedora Maria Socorro Oliveira, de 31 anos, também espera fazer uma boa prova neste domingo (11). Ela chegou no CMPM-2 por volta das 9h para evitar a correria e fazer parte dos "show dos atrasados", tão comum em dia de provas.

A vendedora diz que se preparou para o segundo dia do Enem assistindo jornais. “ A minha expectativa é a melhor possível. No primeiro dia fui razoável” , comentou.

Prova

Neste domingo (11), as provas aplicadas são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), 123.800 pessoas se inscreveram para fazer as provas, porém apenas 67,4% delas compareceram ao local no primeiro dia de prova, ou seja, foram 83.441 presentes.

O Amazonas teve o maior número de abstenções do País com 40.359 faltosos (32,6%). Apesar disso, a nível nacional, o número de abstenções caiu. Foi menor percentual de ausentes desde 2009, com 24,9% de faltosos, cerca de 1,4 milhão de estudantes.

Resultados

Os gabaritos oficiais das provas sairão no dia 14 de novembro. Os resultados individuais devem sair só ano que vem, na data provável de 18 de janeiro. O resultado dos tenteiros e a divulgação dos espelhos da redação ainda não têm datas definidas.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.