Publicidade
Enem
ENSINO SUPERIOR

Enem: SAS comenta assuntos mais frequentes nas questões de História da prova

Com base na análise das provas dos últimos nove anos, o SAS Plataforma de Educação preparou um Raio-X com os temas de História 06/09/2018 às 18:38
Show enem 1b620978 1e12 4380 b6fc 92e89adabee9
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

Os dias de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproximam, e construir um plano de estudos assertivo torna-se cada vez mais necessário. Com base na análise das provas dos últimos nove anos, o SAS Plataforma de Educação preparou um Raio-X com os temas de História que apareceram mais vezes na prova durante o período e convidou o professor Fábio Braz para analisar os resultados.

1 – Idade Contemporânea

A temática da Idade Contemporânea, período entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, é a que aparece mais vezes em provas do ENEM. De acordo com Braz, é necessário prestar atenção nos seguintes assuntos: imperialismo; crise econômica de 1929; nazi-fascismo e II Guerra Mundial. “O mais importante é entender a interligação entre todos esses fatos e não apenas interpreta-los como fatos isolados”, explica.

2 – Brasil Colônia

O principal assunto dentro da temática de Brasil Colônia é o encontro entre as civilizações europeia e indígena. “O ENEM costuma tratar dos choques e interações entre esses dois mundos. Muitas vezes, a prova traz textos originais para contextualização das questões, ou seja, também é preciso ter atenção à interpretação dos conteúdos”, explica.

3 – Brasil Imperial

Com incidência de 7,4% ao longo dos últimos nove anos, o período do Brasil imperial também é destaque nas questões de história. De acordo com Braz, os alunos devem prestar atenção em temas como a construção do estado brasileiro; política externa – que tem como principal acontecimento a Guerra do Paraguai - e a questão da população negra nesse período, ou seja, luta contra escravidão, resistência e criação de espaços de sociabilidade.

4 – História política

O conceito de história política consiste tanto em movimentos do estado para garantia de direitos aos indivíduos, quanto para ações repressivas. “Trata-se dos dois lados do papel do estado, ou seja, pode envolver desde questões sobre direito ao voto, até questões sobre o apartheid sul-africano”, pontua Braz.

5 – Patrimônio histórico e cultural e construção da memória

De acordo com o professor, essa temática exige dos alunos capacidade de contextualização e interpretação de texto. “Dentro desse universo, a prova de História do ENEM costuma trazer questões sobre preservação do patrimônio e ações do estado no sentido de construção das identidades nacionais, enfatizando papel dos diferentes grupos étnicos nesse processo”, finaliza o especialista.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

O SAS é uma Plataforma de Educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 700 escolas e 230 mil alunos em todo o Brasil. SAS é uma solução da Arco Educação, uma companhia focada em soluções educacionais para o ensino básico que alia educação de excelência e gestão eficiente.

Publicidade
Publicidade