Publicidade
Enem
EDUCAÇÃO

Inep garante isenção da inscrição do Enem a estudantes de escolas públicas

De acordo com o Inep, mudança visa reduzir abstenções e os custos aos participantes faltosos. Medida vale apenas para 2018 e alunos podem se inscrever nas próprias escolas 09/05/2018 às 11:59 - Atualizado em 13/07/2018 às 16:18
Show escola pub
Foto: Reprodução
acritica.com Manaus (AM)

Os alunos concluintes do ensino médio matriculados em escolas da rede pública terão a isenção do pagamento do valor da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano garantida, mesmo que não tenham feito o pedido de solicitação. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o Inep, a mudança visa reduzir abstenções e os custos com os participantes faltosos, uma vez que a grande maioria dos ausentes é de participantes beneficiados com a isenção da taxa de inscrição.

A exceção, no entanto, é apenas para a edição do exame deste ano, para evitar prejuízos aos estudantes, visto que este é o primeiro ano da nova regra.

A partir da próxima edição do exame, em 2019, os estudantes devem estar atentos aos prazos estipulados pelo Inep para solicitar a isenção no pagamento da inscrição.

Todos os participantes que queiram realizar as provas do Enem 2018, inclusive os que solicitaram a isenção, devem efetuar a sua inscrição até às 23h59 do dia 18 de maio, pelo horário de Brasília. A inscrição é feita no site

Inscrições

As inscrições para o Enem deste ano tiveram início na última segunda-feira (7) e seguem até o dia 18 de maio. A inscrição do participante deve ser realizada neste endereço. O candidato deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade, bem como deverá criar uma senha.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), os estudantes matriculados na última série do Ensino Médio em escolas da rede pública estadual do Amazonas poderão fazer sua inscrição na própria escola em que estudam.

Poderão participar do Enem ainda estudantes matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio na condição de “treineiros”. Esses estudantes precisam ter menos de 18 anos no primeiro dia de aplicação do exame e concluir o Ensino Médio após o ano letivo de 2018. A participação desses alunos é exclusivamente para autoavaliação.

O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na página do participante; para a consulta e impressão do cartão de confirmação da inscrição; para a obtenção dos resultados individuais via internet; e para a inscrição em programas de acesso à educação superior, programas de bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação (MEC).

Provas

As provas do Enem acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo dia, acontecerão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Neste ano, será concedido tempo extra para a realização das provas de ciências exatas. Os candidatos terão 5 horas para responder as questões.

A Seduc informou que disponibilizará aos estudantes que farão as provas “aulões de reforço”, simulados, entre outras atividades até a data programada para a realização das provas.

Publicidade
Publicidade