Publicidade
Entretenimento
Vida

1ª Mostra Interdisciplinar do curso de Comunicação Social da Uninorte traz Amazônia como tema central

Com o tema “Interpretação da Amazônia: imagens e imaginários” a proposta da mostra é trazer para discussão uma interpretação da Amazônia a partir de suas imagens, linguagem, escrita, imaginário e representações 23/11/2013 às 09:53
Show 1
A proposta da mostra é trazer para discussão uma interpretação da Amazônia a partir de suas imagens, linguagem, escrita, imaginário e representações
acritica.com* Manaus, AM

Com o objetivo de estabelecer um diálogo sobre temáticas transversais que possam estabelecer elos de comunicação interdisciplinar, aprofundando as dimensões na Ciência da Comunicação em cada um dos cursos da área. O Curso de Comunicação Social da Uninorte abordará na 1ª Mostra Interdisciplinar de Comunicação temáticas sobre as mais variadas interpretações que são feitas a cerca da Amazônia, suas imagens e seus imaginários que inicia na próxima segunda-feira (25). O evento de abertura acontecerá às 18h, na unidade I, localizada na Joaquim Nabuco, Centro de Manaus.

Com o tema “Interpretação da Amazônia: imagens e imaginários” a proposta da mostra, organizada pelos alunos finalistas do curso de Jornalismo, é trazer para discussão uma interpretação da Amazônia a partir de suas imagens, linguagem, escrita, imaginário e representações, baseado nas obras da escritora Sylvia Aranha de Oliveira Ribeiro (USP-SP) e do Professor Gustavo Soranz (UNINORTE/LAUREATE-AM).

O evento trará uma abordagem de dentro pra fora e de fora pra dentro da Amazônia, procurando desmistificar alguns mitos que as pessoas de fora têm a respeito da região e de como nós nos vemos e queremos que nos vejam. Pois para entender melhor a Amazônia é preciso levar em consideração questões históricas e atuais que formam a sociedade amazônica, entendendo a sociodiversidade e pluralismo de sua formação. Além das questões sociais contemporâneas como tráficos de pessoas e mais recentemente a dinâmica migratória dos haitianos na região.

Todas essas questões serão discutidas entre os acadêmicos finalistas do curso de Jornalismo e os autores que escrevem sobre a Amazônia e que de maneira apropriada traçam conceitos sobre essas imagens e imaginários a respeito da região, pois eles vivem aqui e conhecem de perto todas essas realidades que são questões chaves para se entender de forma mais clara a Amazônia.

O evento é direcionado aos alunos do Curso de Comunicação Social e também a alunos de outros cursos da instituição, Entidades, Instituições e Movimentos Sociais da Sociedade Civil que atuam no atendimento e promoção dos direitos humanos, especialmente dos migrantes e das pessoas vítimas do tráfico humano e todas as pessoas interessadas em compartilhar com os estudantes de comunicação os seus avanços econquistas acadêmico-científicas.

*Com informações do Curso de Jornalismo da Uninorte

Publicidade
Publicidade