Publicidade
Entretenimento
Vida

11º Festival de Teatro da Amazônia oferece programação especial e gratuita para crianças

A mostra infantil contará com os grupos amazonenses Arte pela Arte, Artcena, Cia de Teatro Língua de Trapo, Suflê de Bodó Company e Cia de Teatro Metamorfose além do grupo paraense Atorres e do paulista Grupo Caboclinhas.  07/10/2014 às 16:19
Show 1
Serão oito espetáculos infantis encenados no Teatro Amazonas, de sábado (11) até o dia 18.
ACRÍTICA.com* Manaus (AM)

Na Semana da Criança, a Secretaria de Estado de Cultura preparou uma programação especial no 11º Festival de Teatro da Amazônia, com oito espetáculos voltados exclusivamente ao público infanto-juvenil, que serão encenados no Teatro Amazonas, a partir de sábado (11) até o dia 18, sempre às 10h, e com ingressos gratuitos.

A mostra – cujo vencedor escolhido pelo júri do festival será premiado com R$ 10 mil – abre com a montagem do grupo amazonense Arte pela Arte, no sábado, dia 11, às 10h, com o humorado suspense “Conto de Beiradão”, que se passa após o desaparecimento de um pescador em uma comunidade ribeirinha em um enredo repleto de lendas e mitos da região.

Na manhã de domingo, 12, Dia das Crianças, é a vez dos paraenses do Grupo Atorres com “Amigos Como Nós, O Musical”, que será encenado também às 10h.

Na segunda-feira (13), uma das mais importantes e tradicionais companhias teatrais do Amazonas, Artcena, sobe ao palco com “Encanta, História do Mundo”. Escrita e dirigida por Roger Barbosa, a peça conta a emocionante história de dois meninos (Pedro e Henrique), que apesar de não se conhecerem, tornam-se grandes amigos virtuais, trocam experiências e aventuras.

Com 14 anos de experiência nos palcos amazonenses, a Cia de Teatro Língua de Trapo traz ao 11º Festival de Teatro o espetáculo “O Reino Encantado”, na terça-feira (14) e no dia seguinte, 15, a também local Companhia de Teatro Metamorfose apresenta o clássico infantil “Eu Chovo, Tu Choves, Ele Chove”, de Sylvia Orthof e direção de Socorro e Paula Andrade.

A atriz Rosa Malagueta, um dos principais expoentes da arte cênica local, é a estrela do divertido “Dona Batata” na manhã de quinta-feira (16) e na sexta-feira, 17, é a vez da criativa trupe do Souflê de Bodó Company apresentar a poética história de um boneco de neve em “Herói”.

No encerramento da mostra infanto-juvenil no sábado (18), os paulistas do Núcleo Caboclinhas contam a divertida e musical história de a menina Helena sai em uma jornada pelo campo com Bolão, um boi feito de mamão, para descobrir qual o seu tamanho em “Bem do Seu Tamanho”, peça baseada na obra de Ana Maria Machado.

“Além do horário diferenciado, da variedade de estilos e temas, da gratuidade e do apoio aos artistas locais, a acessibilidade para crianças portadoras de deficiência é outro fator que torna o 11º Festival de Teatro da Amazônia, um dos principais do País”, acrescentou o secretário de Cultura, Robério Braga.

Mostra Adulta

Entre os dias 10 a 17 deste mês, as noites do festival são dedicadas aos espetáculos adultos. Oito espetáculos (Travessia, O Malefício da Mariposa, Inquietações, Pintinho 12, Casa de Francisco, A Estrada, Oração e De Sol a Sol) serão apresentados no palco do Teatro Amazonas e disputam o prêmio máximo de R$ 10 mil.

As apresentações também são gratuitas e todas começam às 20h. O 11º Festival de Teatro da Amazônia é uma realização do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Ordem das apresentações da modalidade infanto-juvenil, sempre às 10h:

11/10 Espetáculo: Conto de Beiradão;Companhia Arte pela Arte

12/10 Espetáculo: Amigos como nós, o musical; Companhia Grupo de Teatro Atorres

13/10 Espetáculo: Encanta, História do Mundo; Companhia de Teatro Artcena

14/10 Espetáculo: O Reino Encantado; Companhia de Teatro Língua de Trapo

15/10 Espetáculo: Eu chovo, Tu choves, Ele chove; Companhia de Teatro Metamorfose

16/10 Espetáculo: Dona Barata; Rosa Malagueta

17/10 Espetáculo: Heroi; Francisco Madson

18/10 Espetáculo: Bem do seu Tamanho; Núcleo Caboclinhas


*Com informações da assessoria de imprensa da SEC


Publicidade
Publicidade