Sábado, 20 de Julho de 2019
Semana Nacional do Museu

A chance de mergulhar nas histórias contadas pelos Museus

Até o dia 19 de maio, mais de 1.250 instituições em todo o Brasil participam da 11ª Semana Nacional do Museu



1.png O Museu do Teatro Amazonas integra a programação especial da Semana a partir de terça-feira
13/05/2013 às 09:33

Com as facilidades da Internet, está cada vez mais difícil as pessoas irem a um museu. No entanto, a partir desta segunda-feira(13), é certo dizer que elas farão um esforço a mais para deixar de lado esta comodidade. Até o dia 19 deste mês, mais de 1.250 instituições ao redor do Brasil participarão da 11ª Semana Nacional do Museu. O evento anual consiste na realização de inúmeras atividades, que vão de visitas guiadas a oficinas e exibições de filmes, com o objetivo de estimular mudanças sociais.

Em 2013, em Manaus, um total de 12 museus e espaços culturais aderiu à semana especial. São eles: Centro de Memória da JT da 11ª Região, Museu Amazônico, Museu Casa Eduardo Ribeiro, Museu da Imagem e do Som do Amazonas, Museu da Rede Amazônica, Museu de Arqueologia, Museu de Numismática Bernardo Ramos, Museu do Homem do Norte, Museu do Seringal Vila Paraíso, Museu do Teatro Amazonas, Museu Tiradentes e Pinacoteca do Estado.

“Esse tipo de iniciativa é de extrema importância, pois, além de ressaltarmos o Dia Internacional do Museu, que é comemorado no dia 18 de maio, é um período em que trabalhamos a nível nacional, ao lado de outros museus do País”, comentou Nazarene Maia, diretora de museus da Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas (SEC).

Memória e criatividade


Assim como todo ano, a Semana Nacional do Museu destaca um tema. Para esta edição, o escolhido foi “Museus (criatividade + memória) = mudança social”, seleção que, segundo Nazarene, não poderia ter sido melhor. “A gente tenta trabalhar o Estado dentro desse enfoque determinado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). É interessante, pois mostramos que podemos promover essa interação entre a memória e a criatividade para divulgar um pouco mais sobre as nossas origens”, completou.

Ainda de acordo com ela, diretora de museus há seis anos, é visível o crescimento de pessoas que visitam as instituições a cada ano da Semana. “Sempre temos um número de participantes muito bom, conseguindo atingir todas as faixas etárias de escolas, públicas e particulares, e o público em geral”, apontou.

Atividades no interior

Não é apenas Manaus que vai receber a 11ª Semana Nacional do Museu, municípios como Parintins e Maués também participarão das atividades especiais do evento.

Em Parintins, o Instituto Memorial promoverá exposição, exibição de filmes, encontro e seminário a partir desta segunda-feira(13).

Já em Maués, as instituições escolhidas pelo IBRAM foram o Centro de Preservação e Conservação da Cultura-Arte e Ciências e o Museu do Homem. O primeiro contará com uma visita guiada até o dia 17, enquanto o segundo um sarau artístico-cultural, de 17 a 19 de maio.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.