Publicidade
Entretenimento
Vida

A febre do degradê: aprenda a fazer olhos, boca e unhas ‘ombré’

Conforme a maquiadora Priscila Albuquerque, o segredo de um esfumado degradê perfeito, além da paciência – por ser uma técnica que requer concentração e calma - são os pincéis e produtos adequados 12/02/2016 às 13:43
Show 1
Técnica da make ombré é transferida dos olhos para boca - e até unhas
Laynna Feitoza Manaus (AM)

A maquiagem traz benefícios além do embelezamento da face. Não foi à toa que, recentemente, várias moças postaram fotos nas redes sociais com apenas metade do rosto maquiada, para mostrar a diferença que ela faz no dia a dia. E como o mundo da maquiagem está sempre criando e recriando moda, um grande “boom” desta época são os “ombré lips” e os “ombré eyes”, técnicas desenvolvidas por maquiadores nos Estados Unidos e que conferem um efeito degradê à produção.

Segundo a maquiadora Priscila Albuquerque, do Modahome Nails, o uso de sombras e batons com cores em degradê mostram o efeito do tom sobre tom sem deixar marcações na mistura das cores. “Para se conseguir o efeito degradê, o ideal é se ter uma paleta com sombras neutras, com tons que venham do bege claro, areia, marrom clarinho, marrom escuro e chegando ao preto. Você também pode usar cores vibrantes, porém terá que usar tons da mesma cor escolhida vindo dos tons clarinhos ao tom mais escuro, tais como azul, rosa, roxo e verde”, pondera ela.

A técnica do degradê começou na região dos olhos – e talvez você faça e nem sabe. Lembra quando o profissional usa sombras de duas cores para preencher as pálpebras, mas com o cuidado de esfumar o traço entre os tons para não deixar uma linha marcada? Isso pode ser considerado uma make ombré. “Hoje em dia cresce a cada dia mais a tendência do efeito degradê, mas não somente na área dos olhos como também nos lábios, chamando atenção das vaidosas de plantão. Principalmente por aumentar os lábios, já que o centro mais claro dá a impressão de boca carnuda”, ressalta.

Dedicação

Conforme Albuquerque, o segredo de um esfumado degradê perfeito, além da paciência – por ser uma técnica que requer concentração e calma – é você ter em mãos um bom fixador de sombras, sombras opacas, pincéis de aplicação de sombras e pincéis de esfumar. “Começamos com a aplicação do fixador de sombras por toda a pálpebra. Depois iremos usar uma sombra iluminadora abaixo da região de nossas sobrancelhas. Com um pincel de aplicação de sombra, vamos começando o degradê depositando a sombra mais clara vindo do canto interno da pálpebra”, orienta a maquiadora.

Para o próximo passo, Priscila aconselha seguir com a sombra em um tom acima do escolhido, até chegar ao marrom escuro e, por fim, terminar o degradê no canto externo do olho com a sombra preta. “Usamos os pincéis de esfumar para não deixarmos marcações entre as cores. Para se ter um efeito de maquiagem mais dramática fazemos um delineado fino até o final do canto externo dos olhos com um delineador de sua preferência”, destaca ela.

Já para os lábios, o ideal é aplicar um lápis de tom escuro nos quatro cantos da boca, criando um sombreado. “Em seguida, passe um batom de tom mais claro, porém próximo ao primeiro, por cima de tudo e pressione os lábios para mesclar bem as cores. Se quiser, aplique uma cor ainda mais clara somente no centro dos lábios e dê batidinhas com o dedo para suavizar a transição”, completa ela. Para quem quiser ir aprendendo, vale também pegar um batom no lugar do lápis labial e passar no contorno dos lábios. 

Efeito ombré até nas mãos

Outra sensação inserida no circuito ombré são as “ombré nails”. Trata-se da mesma técnica dos olhos e boca ombré, mas transferida para as unhas. Com isso, as unhas também ganham o tão artístico toque degradê. Quem dá as dicas de como fazê-lo é a blogueira Bianca Cunha, do blog Esmalte Bonito. Para pintar as unhas dessa maneira, também é necessário ter bastante paciência, afinal, você precisa esfumaçar o traçado sem borrar nada.

Para compor as unhas ombré, é necessário ter em mãos dois esmaltes de cores diferentes, da sua preferência. Tenha também uma fita micropore e coloque ao redor das unhas, para não borrar (mas isso é meramente opcional). Quem vai dar o charme do degradê é a famosa esponja de queijinho. De início, aplique o esmalte que você quiser por cima (1), e aguarde a secagem. Depois, coloque a fita micropore nas três bordas das unhas, para facilitar a limpeza no final.

Por fim, aplique o esmalte 1 e o esmalte 2 na esponja, com os traçados bem próximos um do outro. Tome bastante cuidado para a ordem das cores na esponja coincidir com a ordem que você quer que as cores sejam depositadas na unha. Depois, dê leves batidinhas com a esponja nas unhas. Repita o procedimento por quatro vezes, sempre reaplicando os esmaltes na esponja. Terminado o passo, você já tem em mãos – literalmente – as unhas ombré.



Publicidade
Publicidade