Publicidade
Entretenimento
Vida

A lápis, artista sérvio retrata José Aldo e outras celebridades

Além do lutador amazonense, Shakira, Pink, Cara Delevingne e DJ Martin Garrix estão entre famosos já reproduzidos por Aleksandar Ilic 26/02/2016 às 18:39
Show 1
Jovem sérvio Aleksandar Ilic chama a atenção com ilustrações de celebridades, entre elas o lutador amazonense José Aldo
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Celebridades e figuras conhecidas do universo da música internacional estão entre os principais temas dos trabalhos que o ilustrador Aleksandar Ilic produz em suas horas de folga. De vez em quando, porém, graças a encomendas ou pedidos de amigos, famosos de outros ramos da arte e do entretenimento passam pelos lápis do jovem sérvio de 21 anos.

Um dos mais recentes nomes a entrar no portfólio do artista foi o de José Aldo Júnior, que teve uma de suas poses reproduzida pelo grafite ultrarrealista de Ilic. “Fiz o desenho para um amigo da Noruega porque ele gosta muito de Aldo. Eu sei apenas que ele é um lutador brasileiro, nada mais”, contou o artista.

Como faz com boa parte de suas ilustrações, Ilic, que vive e produz suas criações em Loznica, na Sérvia, postou imagens do trabalho, do processo até o resultado final. Os posts – que chegaram a ter até 3.370 likes no Instagram – chamaram a atenção dos admiradores de Aldo, e depois também do lutador amazonense de MMA.

“Olha que fera essa arte que vi nos comentários aqui na minha página! Achei tão legal que resolvi postar! Obrigado ao Aleksandar Ilic ART, ficou muito show mesmo!”, escreveu o lutador, num post em seu perfil oficial como atleta, há pouco mais de uma semana. Mais de 17 mil internautas curtiram o recado de Aldo no Facebook.

Ilic divulgou no Facebook e no Instagram o “passo a passo” de sua ilustração de José Aldo, do início até o resultado final (Foto: Reprodução)

Nas redes

Além do amazonense, o trabalho de Ilic também ganha elogios e repercussão junto a outras figuras famosas que o jovem sérvio retrata e divulga por meio de suas redes sociais. Entre elas se incluem gente como as cantoras Shakira, Pink, Inna, Alexandra Stan e Antonia – estas três últimas artistas romenas famosas no Leste Europeu –, as atrizes Rose McGowan e Cara Delevingne e o DJ Martin Garrix.

“Muitas celebridades veem e comentam meus trabalhos”, declarou Ilic, numa entrevista online à reportagem. Ele conta que Shakira, retratada há pouco mais de um ano, à época de seu aniversário, chegou a compartilhar sua ilustração em todos os seus perfis nas redes sociais.

“Muito obrigado @aleksandar94art por este retrato! É incrível!”, escreveu a cantora mexicana, em agradecimento, em seu perfil no Instagram. O post alcançou 237 mil likes entre os fãs dela. “Isso me deixou muito feliz e orgulhoso!”, lembra Ilic, que ganhou mais de 10 mil seguidores a mais após o episódio.

Quase de verdade

Marcantes pelo realismo, que os torna similares a fotografias, os trabalhos de Ilic são produzidos a lápis. “Desenho principalmente com grafite, técnica de que sempre mais gostei”, conta ele, que demora pelo menos dois dias para produzir uma de suas ilustrações.

“Levo de dois a sete dias. Tudo depende da imagem, do tamanho, da qualidade. Sou bastante perfeccionista, por isso gosto que esteja tudo perfeito”, assinala o artista, que se dedica da mesma forma seja nos desenhos sob encomenda, seja naqueles que faz como hobby.

“Gosto muito do meu trabalho. Gosto da sensação de fazer as pessoas que adquirem meus desenhos felizes”, diz Ilic, que hoje tem mais de 125 mil seguidores no Facebook.

O trabalho do jovem sérvio, no entanto, já extrapolou as fronteiras das redes sociais – como exemplifica esta reportagem, que ele se diz feliz por protagonizar. “Fico honrado de estar num jornal brasileiro”, declara ele. “É uma novidade na minha vida artística”.

Ilustração também fez fama de amazonense

Tal como Aleksandar Ilic, o ilustrador amazonense Alef Vernon também chama a atenção nas redes sociais graças a trabalhos baseados em artistas e celebridades brasileiras e estrangeiras.

Há poucas semanas, ele se ganhou uma visibilidade instantânea e extraordinária depois que uma ilustração que ele fez de Lady Gaga foi compartilhada pela cantora norte-americana em seus perfis na Internet, no dia seguinte a sua apresentação no Super Bowl, nos Estados Unidos, ocorrida no último dia 7.

“Não esperava que ela fosse ver, mas ela viu. Foi chocante. Fiquei sem palavras e reação”, declarou Alef à jornalista de A CRÍTICA, Laynna Feitoza, na ocasião.

O compartilhamento rendeu milhares de curtidas ao artista de 20 anos de idade, não apenas entre os internautas amazonenses, como entre pessoas todo o mundo que acompanham Lady Gaga nas redes sociais. Em menos de um dia, Alef ganhou 8 mil seguidores no Instagram e 4 mil curtidas em sua fanpage no Facebook.

Ainda na rede social de Mark Zuckerberg, o post com a ilustração da cantora alcançou um total de 423 mil curtidas e mais de 5 mil compartilhamentos.

Alef começou a produzir e divulgar versões de celebridades e figuras famosas de quem é fã em 2012. “Vi que tinha um retorno muito grande das pessoas, que gostavam de ver seus artistas desenhados ao meu estilo”, declarou ele ao jornal.

A lista de artistas e famosos que ganharam releitura do amazonense inclui a escritora e youtuber Kéfera Buchmann, a atriz Marina Ruy Barbosa e as cantoras norte-americanas Taylor Swift, Rihanna e Miley Cyrus.

O amazonense compõe seus trabalhos num estilo que lembra os dos antigos desenhos de contos de fadas da Disney, usando lápis de cor e caneta, eventualmente com acabamento e inclusão de fundos feitos posteriormente, com a ajuda de softwares de imagem.

Na Internet

Aleksandar Ilic divulga seu trabalho em sua página no Facebook (www.facebook.com/acodrawing) e no Instagram (@aleksandar94art). Para pedidos ou informações, o email é o alexofficial94@gmail.com.

Arte

Desenhar é uma paixão para Ilic desde a infância, mas somente há três anos foi que ele passou a se dedicar à arte de forma profissional e a viver dela. “Pessoas do mundo todo querem desenhos”, afirma ele. Afora as encomendas, ele pessoalmente diz preferir retratar famosos. “Gosto de desenhar celebridades, especialmente da indústria musical”, diz.



Publicidade
Publicidade