Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
Música

'A Sombra de Monalisa' é ópera rock com influências de Jung

Projeto conta a trajetória e o consequente declínio de Monalisa, que é a personagem principal retratada a partir de quatro perspectivas



WhatsApp_Image_2021-01-28_at_16.49.38__1__32D02685-BC74-4983-B3EE-F7C470BF5BE6.jpeg Projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc de apoio emergencial à cultura (Fotos: Ariadne Aleixo/ Divulgação)
28/01/2021 às 17:42

Idealizado pelo psicólogo e produtor musical Rafael Rebelo, e produzido em parceria com o psicólogo e músico Norcírio Queiroz, que também assina a direção de arte, ‘A Sombra de Monalisa’ é uma ópera rock que interliga músicas e personagens sobre uma narrativa baseada em conceitos e arquétipos do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung, fundador da psicologia analítica. 

“Inicialmente, Monalisa era uma banda e a maioria das músicas já existiam. Como a banda se desfez, as músicas ficaram “engavetadas” por anos, e o projeto surgiu para resgatar essas composições”, afirmou Rafael. De acordo com ele, a ideia começou sendo desenvolvida em torno da vontade de trabalhar com vários vocalistas, buscando timbres de vozes diferentes e formas de interpretar particulares, e com inspiração em musicais como o Fantasma da Ópera e Jesus Cristo Superstar, a concepção foi sendo idealizada aos poucos.



“Trabalhamos em cima da história e do enredo, para fazer uma conexão entre as músicas. Alteramos e adaptamos muitas coisas das músicas originais, e fomos otimizando cada letra e música para ficar com a “cara” de cada vocalista”, disse o idealizador do projeto, ressaltando que para a sonoridade de ‘A Sombra de Monalisa’, a banda buscou uma sonoridade de rock pesado, sensual e versátil que passeia para além do rock e inclui estilos musicais como blues, jazz e até flamenco. 

Arquétipos

Com um enredo que por vezes beira o abstrato (uma inspiração retirada, em parte, de séries como ‘Dark’ e ‘Lost’), a história conta a trajetória e o consequente declínio de Monalisa, que é a personagem principal retratada a partir de quatro perspectivas (O Malandro, Ele, Ela e a Sombra), cada uma interpretada por um vocalista diferente. 

“Quando falamos em declínio, falamos de ir em direção à nossa Sombra, nosso lado egoísta e antissocial. É uma visão pessimista do ser humano, porém nosso objetivo é que as pessoas reflitam sobre quem elas estão sendo no mundo, como estão vivendo suas vidas e o que estão fazendo para si e para as outras pessoas”, explicou Rafael.

As perspectivas de Monalisa foram baseadas nos arquétipos de Jung. Alguns dos arquétipos que aparecem são o Trickster, o Herói, Anima (lado feminino dos homens), Animus (lado masculino das mulheres), a Sombra, entre outros.

Integrantes 

Além de Rafael, o projeto conta ainda com o trabalho do psicólogo e músico Norcírio Queiroz,  integrante da banda Alado’s, que assina a direção de arte da ópera rock, além dos vocalistas 

Queison Alves, Aline Fagan, Clóvis Rodrigues e Gabriele Lins. A banda é formada também por Luiz Roberto Góes (baixista), Leonardo Lima (guitarrista), Breno Fragata (piano, sintetizador) e Anastácio Júnior (bateria). 

“Cada integrante foi escolhido de acordo com essa concepção e cada um dos músicos  trouxe suas ideias e suas influências, o que enriqueceu muito mais o projeto”, reiterou Rafael. “Todos artistas com bastante bagagem musical dentro da cena cultural da cidade”, completou Queison Alves.

Produção na quarentena

Queison Alves conta que a gravação do espetáculo foi toda realizada no Estúdio Supersônico, seguindo todas as medidas de recomendação, antes dos últimos acontecimentos do início de Janeiro na cidade.

“Entretanto, por conta de alguns imprevistos, tivemos que adiar por duas vezes o lançamento do projeto, para resguardar a saúde dos envolvidos. Nesse momento, estamos estudando a melhor data para o lançamento do musical, que deverá acontecer muito em breve e será anunciada em nossa página do Instagram. Entendemos que ainda não é o momento, visto que a situação dos hospitais e da proliferação do covid ainda não está controlada e o aumento de casos acaba sendo a principal preocupação de toda a população”, concluiu o vocalista.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.