Publicidade
Entretenimento
Vida

A versatilidade do ator Tiago Abravanel: em entrevista, artista fala sobre a paixão pela arte

No ar vivendo o cabelereiro “Fran” do seriado “Chapa Quente”, na TV Globo, ator que é neto de Silvio Santos fala sobre sua paixão pelo teatro, música e dança 05/12/2015 às 15:11
Show 1
Artista sobe ao palco para as duas últimas apresentações de 2015. Hoje (6), o show acontece no Rio e no próximo dia 13, em São Paulo
Hellen Miranda Manaus (AM)

Neto de uma lenda vida da televisão brasileira, Silvio Santos, o ator e cantor Tiago Abravanel tem honrado o talento do avô e já é considerado por muitos como um artista completo: ele atua, canta e dança. Atualmente no ar, vivendo o cabelereiro Fran do seriado global “Chapa Quente”, sua carreira artística começou bem cedo, quando ainda pequeno vivia no backstage do antigo Teatro Imprensa. 

“Comecei não na televisão, e sim no teatro. O fato da minha mãe ter trabalhado na administração do teatro imprensa, e sempre ter nos levado aos outros teatros, facilitou  a minha aproximação com a dramaturgia. Sempre gostei de produção e entender como funciona o teatro, ver grandes atores no palco, foi uma grande escola pra mim. Foi então que descobri que eu também queria fazer parte dessa magia chamada atuar, me imbuindo desta arte”, conta o artista em entrevista ao BEM VIVER TV.

Em 2004, conheceu o Teatro Musical através do Teenbroadway e descobriu que um ator pode cantar e dançar. Quatro anos depois entrou no circuito das grandes produções musicais da Broadway no Brasil, integrando o elenco de “Miss Saigon”. Depois, fez parte do elenco no aclamado musical “Hairspray”, dirigido por Miguel Falabella. Mas foi em 2012, que ganhou destaque por interpretar Tim Maia no musical "Tim Maia - Vale Tudo", de Nelson Motta.

“Sem dúvida foi o divisor de águas na minha pequena carreira. Eu sou eternamente grato por tudo o que ele me proporcionou e viver esse personagem foi uma desafio gigante. E pessoalmente falando me trouxe o presente de me encontrar dentro da música, de acreditar que é possível fazer e viver dela”, diz Tiago.

Com o grande sucesso da peça, muitas pessoas importantes do cenário artístico conheceram seu trabalho, entre elas a autora Glória Perez, que o chamou para atuar na novela “Salve Jorge”, na Rede Globo. “Ela sempre será especial na minha vida, por ter me dado esta oportunidade e acreditado no meu trabalho”. Seu personagem foi o um Turco, chamado Demir, com o qual ganhou o prêmio de ator revelação no ‘Melhores do Ano 2012’, no programa Domingão do Faustão.

No ano seguinte, seu lado dançarino o levou ao terceiro lugar no “Dança dos Famosos”, também da atração dominical. “Quase todos os musicais que fiz no teatro, tinham de certa forma a dança envolvida, por isso o molejo e a facilidade de aprender coreografias. Mas nunca tinha dançado vários dos estilos propostos, por isso foi bem difícil e nem imaginava chegar na final”, revela o artista.

Carreira musical

Sua paixão pela música rendeu a gravação do tema de abertura da série "Loucos por Elas", da emissora carioca. “Gravar a música “Mamãe Passou Açúcar em Mim” foi importante, pois foi à primeira música que o público me viu cantar sem ser do Tim e pude perceber que eu posso cantar outras músicas, outros ritmos e pensar em uma carreira“, conta ele.

Em 2014, lançou seu primeiro single “Eclético”, com direito a clipe e turnê pelo País. “Foi muito divertido e gratificante a surpresa das pessoas com esse lado cantor e o carinho com que todo o Brasil me recebeu”, revela.

Tudo em família

Filho de Cintia Abravanel, primeira filha do “homem do baú”, Tiago cresceu rodeado pelo universo artístico. Segundo ele, o sobrenome da família fez com que as pessoas prestassem  mais atenção nele.

“Talvez se eu não fosse neto do Silvio Santos, eu não tivesse, inicialmente, a curiosidade das pessoas em saber como é o meu trabalho. Me orgulho demais do meu sobrenome, mas meu trabalho é independente dele”, conta. E completa ao falar do avô. “Minha admiração por ele é gigantesca. Meu avô é inspiração para qualquer artista e comunicador, independente da área que trabalhe”. 

Baile do abrava

Tiago abravanel e banda vêm se apresentando um domingo por mês, desde julho, com o show “Baile do Abrava” nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A ideia do espetáculo amadureceu após conhecer o famoso dançarino e coreógrafo, Carlinhos de Jesus no Lapa 40°. “Quando decidi realmente fazer o baile, procurei o Carlinhos, ele super acreditou no projeto junto comigo e trouxe a cia para fazer parte dessa grande festa. Estou muito feliz”, comemora.

As duas últimas apresentações do espetáculo no ano já têm data marcada. No Rio, acontece hoje (6), e traz como convidado especial o grupo Molejo. Já a edição em Sampa, o convidado será o cantor Péricles e acontece no próximo dia 13 de dezembro. Entre os convidados que já recebeu, estiveram no palco com ele: Preta Gil, Luiza Possi, Thiaguinho e Sandra de Sá, entre outros. O show é uma parceria da Abrava Produções e o Lapa 40 Graus. 

Para 2016, Tiago promete muitas surpresas. “Quero lançar um disco de inéditas, que já estamos preparando. Voltamos, também, com a segunda temporada de Chapa Quente”, adianta. Para ele, é impossível escolher apenas um trabalho. “Eu amo tudo o que faço e não consigo viver sem fazer as três coisas: cantar, atuar e dançar”, finaliza.

Publicidade
Publicidade