Publicidade
Entretenimento
Viagem

ABAV 2016 foca em formato mais 'enxuto'

Destinos e serviços são apresentados na feira, que também promove treinamento para agentes de viagens 30/09/2016 às 17:06
Show unnamed
Área de exposição reuniu destinos e serviços turísticos do Brasil e do exterior
Rogerio Pina São Paulo-SP

A edição anual da Abav Expo Internacional de Turismo, que acontece até esta sexta-feira (30) em São Paulo, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, reúne desde quarta-feira, no Expo Center Norte, expositores ligados ao segmento de viagens, promove treinamentos e também debate o futuro do segmento - que não ficou imune à crise mas que busca alternativas para retomar o crescimento da atividade. O turismo é hoje responsável por 3,3% do Produto Interno Bruto do Brasil, impacta vários setores da economia e, junto com o agronegócio, é o outro único segmento que mais gera empregos em todo o País.

Foi com dados desta natureza e também com apresentação de novas ferramentas para as agências de turismo associadas à Abav que Edmar Bull, presidente da associação nacional,comemorou a edição deste ano, mais enxuta e com novos formatos - e resultado positivo. Ao todo são 217 expositores, sendo 15% da área de tecnologia ligada às viagens.

 A Vila do Saber, onde acontecem palestras e treinamentos, ficou no centro da área de exposição com apresentação de temas sobre gestão, inovação, tecnologia e comportamento do viajante. Outra novidade foi o lançamento do Censo Big Data Abav, que irá monitorar tendências de mercado para abastecer as 2.985 agências de viagens associadas, assim como um novo portal na internet que irá abranger também uma área de contratação de seguros.

Em paralelo ao evento é realizado o 46º Encontro Nacional Braztoa, reunindo estandes e ações das 91 empresas que formam Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, e ainda o encontro nacional de secretários estaduais de turismo.

Já na seara tecnológica, acontece a Hackathon Viagens - maratona que desafia jovens desenvolvedores a criar soluções digitais para melhorar a interatividade entre o agente de turismo e o viajante. A Braztoa, por sua vez, encerra a campanha Passaporte Braztoa - que teve início em abril e irá premiar um agente de viagens com uma volta ao mundo em 30 dias.

A realidade virtual foi apresentada por empresas aéreas como TAM e TAP, mostrando o interior de cabines de novos aviões, como Airbus Neo. A TAP - a aérea que tem o maior número de operações entre Brasil e a Europa - aproveitou o evento para lançar campanha que propõe uma parada em Lisboa ou no Porto, sem custos adicionais, em uma próxima ida àquele continente.

A 44ª edição do evento da Abav conta com 24 mil inscrições de agentes de viagens do Brasil, número recorde, em três dias de evento.

Destinos e novidades

A Bahia é o estado anfitrião desta edição e veio com tudo - super estande com réplica do Pelourinho, o mais visitado sítio histórico de Salvador, e foco em quatro eixos - gastronomia, artesanato, indumentária e música -, distribuídos em 13 zonas turísticas e segmentos que vão de sol e praia a LGBT.

Minas Gerais apresentou toda a diversidade de seus destinos e roteiros, como aquele que foca na gastronomia ao longo da histórica Estrada Real. Esta nova rota - chamada Terroirs Estrada Real - mapeia os lugares que oferecem quitutes e produtos com identidade própria, geralmente feitos artesanalmente, ao longo do histórico caminho que liga Minas ao Rio e São Paulo.

No segmento parques temáticos, o Beto Carrero World apresentou como pontos fortes os shows ao vivo, as montanhas russas - uma delas com cinco loopings - e os personagens da Dreamworks Animation.

Os vizinhos Chile e Argentina mantém presença forte na Abav Expo, com atrativos que vão de rotas por vinícolas e hotéis ecológicos no deserto do Atacama aos cenários deslumbrantes da Patagônia. É em uma área dessa diversa região que desponta Bariloche, que aproveita para promover o calendário de eventos primavera-verão, que inclui o circuito gastronômico "Bariloche à la carte", no início de outubro, e a Brut Run Ultra Maratona da Montanha, no final do mês. A Argentina também apresentou em estande próprio os vários roteiros, destinos e hotéis  para o público LGBT, espalhados pelo país.

Entre os exóticos, Turquia e Marrocos oferecem roteiros por destinos cinematográficos, enquanto cresce a oferta do turismo religioso por lugares como a Terra Santa e o Vaticano.

 

* O jornalista viaja a convite da Abav -  Associação Brasileira de Agências de Viagens

Publicidade
Publicidade