Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

Acessórios em madeira da Amazônia são destaque de marca na São Paulo Fashion Week

Acessórios como bolsas, jóias e marcadores de páginas produzidos com madeira da Amazônia são o cartão de apresentação da marca Marchetaria do Acre


10/04/2015 às 17:57

O mundo da moda vai muito além das roupas e dos acessórios e abrange também itens de decoração para ambientes e até produtos para animais domésticos. Essa é uma tendência de mercado já captada pelos pequenos negócios, segmento formado por mais de 271 mil micro e pequenas empresas, que representam cerca de 98% da indústria da moda nacional.

Posicionar suas marcas nesse mercado é o desafio dos 17 empreendedores selecionados pelo Sebrae Nacional para participar da FFW Shop, a loja da 39ª edição da São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina que acontecerá de 13 a 17 de abril, no Parque Cândido Portinari, na capital paulista.

Acessórios como bolsas, jóias e marcadores de páginas produzidos com madeira da Amazônia são o cartão de apresentação da Marchetaria do Acre, marca que leva o nome da técnica surgida no Egito há três mil anos e utilizada na fabricação de peças muito requisitadas que chegam a custar R$ 5 mil em grifes de Paris, Tóquio e Nova Iorque.

Os produtos feitos pelo artista Maqueson Silva também estarão na FFW Shop e se destacam não só pela técnica refinada, mas pela história contata em cada peça.

“A marchetaria era desconhecida no Brasil até 1977. Fiz cursos no Brasil e no exterior. Até chegar aqui, o Sebrae foi um parceiro muito importante, que me acompanha desde 1992 e possibilitou que eu me organizasse enquanto empresa e me capacitou por meio de cursos como o Empretec. Hoje, eu, minha esposa e mais 23 pessoas vivemos da marchetaria”, afirma Maqueson.

Além da loja, as marcas terão, junto de outros empreendedores, uma agenda bastante intensa durante o SPFW que inclui visita ao backstage de algumas grifes, desfiles comentados com especialistas, visita técnica à sede do Grupo InBrands, onde estão instaladas as equipes de criação, desenvolvimento e produção da Ellus, 2nd Floor, Alexandre Herchcovitch e Salinas, entre outras, além de um espaço exclusivo do Sebrae dentro da sala SPFW para relacionamento e troca de conhecimento.

“Os empresários de micro e pequenas empresas selecionados terão vivência em um mundo que abre novas perspectivas para seus negócios. Nós vamos ajudar a abrir essas portas. Eles vão participar de palestras, capacitações e qualificações que vão permitir vender mais para o mercado da moda. Com isso, esses empreendedores vão poder incorporar um padrão de qualidade, de inovação nas suas empresas, que não vale apenas para o cenário nacional, mas também para competir no mercado externo”, destaca o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

publicidade
publicidade
Educador indígena da rede estadual lança livro sobre a vida Munduruku
Inspirado no tucumã, estudante cria super-herói amazônico em Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.