Publicidade
Entretenimento
Vida

Acne atinge mais de 80% dos jovens no Brasil e pode ser tratada com higienização correta

Higiene correta, com acompanhamento médico é solução para maioria dos casos de acne 11/10/2013 às 19:50
Show 1
Mais de 80% de brasileiros sofrem com acne
ACRITICA.COM ---

Uma pele lisinha, sem manchas e sem oleosidade é o sonho de muita gente, mas a acne e a oleosidade excessiva da pele incomodam e afetam vários homens e mulheres ao redor do mundo. No Brasil, mais de 80% de jovens entre 15 e 25 anos sofrem com a acne, segundo o Ministério da Saúde.

Limpar a pele corretamente é uma etapa importante no controle do problema , e a escolha do higienizador adequado é fundamental, sempre sob a supervisão de um dermatologista. De acordo com a equipe da Galderma, companhia farmacêutica global dedicada exclusivamente à dermatologia, um dos produtos mais indicados são os feitos com o ácido salicílico.   

O aparecimento da acne depende de fatores como aumento da produção de sebo e presença de bactérias que vivem normalmente sob a pele. O ácido salicílico age como anti-inflamatório e auxilia na renovação celular (provoca leve descamação na camada mais superficial da pele), no combate ao excesso de queratina nos poros, reduzindo cravos e espinhas, além de reduzir a oleosidade e as impurezas presentes.

Em casos mais graves, são indicados remédios com ácidos retinóides ou a isotretinoína, substância análoga à vitamina A, que apresenta cerca de 90% de eficácia no tratamento da acne.  Utilizado como um poderoso supressor da produção de sebo e redutor do tamanho da glândula sebácea - um dos maiores causadores da acne - a isotretinoína é um dos medicamentos que integram o Programa de Medicamentos de Dispensação em Caráter Excepcional, do Ministério da Saúde.

Cuidado com a limpeza

A limpeza diária deve ser feita de forma equilibrada, pois em excesso pode provocar o chamado “efeito rebote”, quando se retira demais a oleosidade e o organismo passa a produzir mais. Importante ressaltar que, o dermatologista tem papel fundamental para orientar qual o melhor produto a ser utilizado.

Dicas de produtos

A pele oleosa deve ser tratada com produtos que contenham em sua fórmula agentes controladores da produção de óleo e que estimulam a renovação celular.

Um exemplo é a linha Dermotivin®, desenvolvida pela Galderma para o mercado brasileiro, que oferece duas opções para esse tipo de pele: Dermotivin® Control, um higienizador refrescante de uso diário para peles muito oleosas com mentol, extratos de calêndula e aloe vera, e o exclusivo Sebaryl®, complexo biotecnológico com ação sebo-reguladora, que auxilia na regulação da atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a oleosidade.

Outra dica é carregar na bolsa ou na mochila o lenços umedecidos, desenvolvidos especialmente para quem tem pele oleosa. Os lenços controlam o excesso de brilho ao longo do dia.






Publicidade
Publicidade