Domingo, 22 de Setembro de 2019
Vida

Ações públicas: "Mulher Cidadã", caminhadas e palestras

Serão disponibilizados espaços gratuitos para mulheres assistirem à palestras voltadas aos seus direitos, renovarem cadastros junto à programas sociais, expedir documentos e participar de caminhadas em protesto à violência



1.jpg Caminhadas abordam a defesa aos direitos das mulheres
07/03/2013 às 11:41

Dia 06

“Mulher Cidadã” – Delegacia da Mulher

A partir desta quarta-feira (06) a Prefeitura de Manaus promoverá o “Mulher Cidadã”, que dará um espaço para as mulheres beneficiadas pelo “Bolsa Família” a renovarem o cadastro junto ao programa. Outros serviços serão disponibilizados, como a expedição de documentos (aberta para toda a família da mulher), atendimento jurídico e informações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida, além de ajuizamentos de casos de violência contra a mulher, ações de divórcio e de alimentação. Os atendimentos serão realizados no horário das 8h às 16h, no pátio da Delegacia da Mulher, localizada na Rua Recife, bairro Parque 10, Zona Centro-Oeste.

“I Fórum de Palestras da Comissão da Mulher Advogada da OAB/AM” – Sede da OAB/AM

Nesta quarta-feira (6), a OAB/AM promoverá fórum de palestras abordando políticas públicas e os direitos da mulher, no horário de 14h às 18h, na sede da entidade, na rua Umberto Calderaro Filho, nº 2000, Adrianópolis. O evento é coordenado pela Comissão da Mulher Advogada da OAB/AM. Intitulado “I Fórum de Palestras da Comissão da Mulher Advogada da OAB/AM”, o evento reunirá três palestrantes e terá como tema principal “Políticas Públicas e os Direitos da Mulher”. A advogada Iza Amélia de Castro Albuquerque, deputada estadual Conceição Sampaio e a promotora de Justiça, Anabel Mendonça de Souza ministrarão as palestras do fórum.

Dia 07

Caminhada “Violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer” – Shopping Grande Circular

A Prefeitura de Manaus promoverá no dia 07 de março uma caminhada “Violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer” para sensibilizar acerca do fim da violência contra as mulheres. A concentração será feita às 8h nas proximidades do Shopping Grande Circular, localizada no bairro São José I, Zona Leste, e reunirá setores da Prefeitura de Manaus, governo do Estado e outras organizações de Defesa do Direito da Mulher. Será feita uma homenagem à personalidades femininas que se destacaram na luta pelos direitos da mulher e humanos, como a Irmã Doroth e Antônia Printes.

Dia 07 e 08

Conscientização contra a violência à mulher – Manauara Shopping

O Manauara Shopping, localizado na Avenida Mario Ypiranga, 1300, bairro Adrianópolis, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Estado da Assistência Social, nos dias 7 e 8 de março, distribuirá panfletos e dará orientações aos clientes que visitarem o centro de compras sobre os direitos da mulher e como denunciar agressões e maus tratos.

Dia 08

Serviços e palestras – Prefeitura de Manaus

No dia 08 de março, a partir das 8h, serão oferecidos serviços na área de assistência social e direitos humanos da mulher, no auditório da Prefeitura, localizada no bairro Compensa, Zona Oeste. Os serviços serão ministrados pela titular da Gerência de Promoção de Direitos da Mulher (GPMD), da Semasdh, a assistente social Glória Carvalho, que representará o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). Às 10h, no mesmo local, haverá o I painel para discutir “O papel da mulher na sociedade contemporânea”, cuja palestra será de Francimar Santos Júnior, historiadora e educadora popular, da coordenação do Fórum Permanente das Mulheres de Manaus.

Homenagem às personalidades jurídicas femininas do AM – OAB/AM

Na sexta-feira (8), às 19h, no auditório da OAB/AM, Av. Umberto Calderaro Filho, nº 2000, Adrianópolis, haverá uma solenidade de homenagem às mulheres que se destacaram no Amazonas, na área jurídica. Entre as homenageadas, está a corregedora do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Socorro Guedes; a desembargadora Marinildes Mendonça (aposentada); a juíza federal Jaiza Fraxe; a titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, Linda Gláucia; a procuradora de Justiça do MPE, Jussara Pordeus; e a advogada iniciante Nancy Segadilha.

Palestra sobre saúde da mulher - Semmas

As servidoras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), localizada na Avenida Constelação Cruzeiro do Sul, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, receberão uma atenção especial nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. A programação terá início às 15h com a saudação da secretária Kátia Schweickardt e realização de palestra sobre saúde da mulher, ministrada pela chefe do Núcleo de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Rita de Cássia Castro de Jesus. Também estão agendadas atividades voltadas para informações sobre saúde, entretenimento e estímulo ao aprendizado e a qualificação profissional.

Jornada “Dia Internacional da Mulher: Gênero, Feminismo e a Luta contra a exploração sexual e comercial” - UFAM

Nesta sexta (8) será realizada a jornada “Dia Internacional da Mulher: Gênero, Feminismo e a Luta contra a exploração sexual e comercial”, no Auditório Rio Amazonas da FES/UFAM (Japiim/Coroado) - ICHL, para evidenciar números alarmantes de violações de direitos, violência doméstica, abuso sexual e exploração sexual e comercial contra mulheres, crianças e diversidade de gênero. Informações: Coordeandora Profa. Márcia Oliveira: 9616 4637 (GEPOS/FES/UFAM).

Dia 09

Caminhada das advogadas – Anfiteatro da Ponta Negra

No sábado (9), as mulheres advogadas poderão participar de uma grande caminhada, que irá encerrar a programação comemorativa. As inscrições para a caminhada podem ser feitas na sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAA/AM), localizada na Av. Jornalista Umberto Caldero Filho, nº 2000, Adrianópolis, na sexta-feira (8), até 17h, com a doação de latas de leite ninho ou fraldas descartáveis, que serão encaminhadas a entidades filantrópicas. A concentração para a caminhada será às 16h, em frente ao Anfiteatro da Ponta Negra, com saída às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3633-5018.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.