Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020
Vida

Água viva: os dois lados do elemento na decoração

O uso da água na decoração é cada vez mais incentivado por arquitetos, que enxergam neste nutriente indispensável ao organismo humano e ao planeta, um elemento ímpar para vivificar seus projetos



1.jpg Quem mora em apartamentos também pode desfrutar da água como elemento decorativo
17/04/2013 às 12:05

Depois da correria do dia a dia não há nada mais gratificante do que chegar em casa e encontrar um canto especial onde se possa relaxar. E se a natureza estiver presente, esse processo fica ainda mais prazeroso.

O uso da água na decoração é cada vez mais incentivado por arquitetos, que enxergam neste nutriente indispensável ao organismo humano e ao planeta, um elemento ímpar para vivificar seus projetos.

Francinete Menezes, arquiteta paisagista, diz que a água possui um ótimo valor ornamental. “Usando a água podemos fazer paisagens maravilhosas como espelhos d’água, cascatas, fontes, aquários”, eumera.



Além do elemento paisagístico, a água tem um efeito relaxante. “Ela ajuda a recarregar as energias por integrar os moradores à natureza”, comenta a arquiteta.

Porém a responsabilidade é dobrada para quem quer decorar a casa com elementos que utilizam água. Quem chama a atenção é a arquiteta Luciana Moreno
 
“Qualquer trabalho que inclua água requer muita manutenção. É necessária uma impermeabilização eficiente, uma limpeza frequente, além de ter o cuidado de não deixá-la parada. Tudo isso requer investimento e mão-de-obra qualificada, o que não é fácil de encontrar aqui”, comenta.

Em apartamentos





Quem mora em apartamentos também pode desfrutar da água como elemento decorativo.

“É possível criar um efeito bacana de espelho d’água já a partir de 10 cm de água, porém é bom ressaltar que nem todo ambiente pede um espelho d’água, por exemplo. A decoração tem que ser proporcional ao lugar. A varanda e o banheiro são espaços adequados para ter um elemento desse tipo”, informa Luciana Moreno.

Especialmente no caso de apartamento, a impermeabilização de onde vai cair a cascata ou onde ficará o laguinho, e o cuidado com o peso da água devem ser levados bastante em consideração para não haver problemas com os vizinhos de baixo.

Opções não faltam para utilizar a água na decoração da casa. Piscinas que “invadem” a casa, aquários, cascatas, fontes trazem charme e bem-estar.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.