Água viva: os dois lados do elemento na decoração
O uso da água na decoração é cada vez mais incentivado por arquitetos, que enxergam neste nutriente indispensável ao organismo humano e ao planeta, um elemento ímpar para vivificar seus projetos

Depois da correria do dia a dia não há nada mais gratificante do que chegar em casa e encontrar um canto especial onde se possa relaxar. E se a natureza estiver presente, esse processo fica ainda mais prazeroso.
O uso da água na decoração é cada vez mais incentivado por arquitetos, que enxergam neste nutriente indispensável ao organismo humano e ao planeta, um elemento ímpar para vivificar seus projetos.
Francinete Menezes, arquiteta paisagista, diz que a água possui um ótimo valor ornamental. “Usando a água podemos fazer paisagens maravilhosas como espelhos d’água, cascatas, fontes, aquários”, eumera.
Além do elemento paisagístico, a água tem um efeito relaxante. “Ela ajuda a recarregar as energias por integrar os moradores à natureza”, comenta a arquiteta.
Porém a responsabilidade é dobrada para quem quer decorar a casa com elementos que utilizam água. Quem chama a atenção é a arquiteta Luciana Moreno
“Qualquer trabalho que inclua água requer muita manutenção. É necessária uma impermeabilização eficiente, uma limpeza frequente, além de ter o cuidado de não deixá-la parada. Tudo isso requer investimento e mão-de-obra qualificada, o que não é fácil de encontrar aqui”, comenta.
Em apartamentos
Quem mora em apartamentos também pode desfrutar da água como elemento decorativo.
“É possível criar um efeito bacana de espelho d’água já a partir de 10 cm de água, porém é bom ressaltar que nem todo ambiente pede um espelho d’água, por exemplo. A decoração tem que ser proporcional ao lugar. A varanda e o banheiro são espaços adequados para ter um elemento desse tipo”, informa Luciana Moreno.
Especialmente no caso de apartamento, a impermeabilização de onde vai cair a cascata ou onde ficará o laguinho, e o cuidado com o peso da água devem ser levados bastante em consideração para não haver problemas com os vizinhos de baixo.
Opções não faltam para utilizar a água na decoração da casa. Piscinas que “invadem” a casa, aquários, cascatas, fontes trazem charme e bem-estar.