Publicidade
Entretenimento
Vida

Águas saborizadas misturam hidratação aos nutrientes de ervas, frutas e legumes

Frutas cítricas como limão, tangerina, abacaxi e kiwi são bastante usadas. E cada uma tem suas propriedades de ação específicas 22/05/2015 às 14:43
Show 1
Além de altamente hidratantes, elas contém antioxidantes, minerais e vitaminas
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Beber água, por si só, já desperta uma sensação indescritível. Mas tem gente que não é tão chegada em tomar água, por incrível que pareça. É claro que é necessário fazer um esforço para tomar o líquido na sua forma mais pura, mas uma alternativa para quem quer somar hidratação à nutrição são as águas saborizadas ou aromatizadas, que são assim chamadas por levarem a adição de frutas, ervas ou legumes no seu conteúdo. Geralmente se mistura e deixa os produtos descansarem por uma hora no líquido, para que o sabor e claro, os nutrientes “contaminem” a água com saúde. Em pouco tempo tudo está próprio para ingestão.

De acordo com a endocrinologista Bruna Silveira, as águas saborizadas estão super em alta. “Não somente nos consultórios médicos e nutricionais, mas em grande parte dos ambientes que cultuam a beleza e o bem-estar”, garante ela, que é pós-graduada em Nutrologia. Para Bruna, basta escolher uma fruta favorita para refrescar e manter-se hidratado o tempo todo.

“Além de altamente hidratantes, elas contém antioxidantes, minerais e vitaminas, portanto, são altamente saudáveis. E são a pedida para quem não tem costume de tomar água”, destaca. Frutas cítricas como limão, tangerina, abacaxi e kiwi são bastante usadas. E cada uma tem suas propriedades de ação específicas, pontua a médica. “Quando se almeja o anti-envelhecimento, sugere-se as frutas vermelhas, mirtillos e romã, riquíssimas em antioxidantes.

Quando o objetivo é o emagrecimento, prefira chá-verde, canela e hortelã, que são aceleradores do metabolismo. Se o motivo é só a obtensão de frescor, o morango combina perfeitamente”, afirma a endocrinologista.

Isso engorda?

Em relação às calorias que podem ser obtidas com a ingestão desse tipo de água, a especialista explica que tudo depende da fruta escolhida. É importante lembrar que as frutas são ricas em frutose (açúcar), e pacientes diabéticos junto aos que objetivam perda de peso devem optar por frutas pouco calóricas. “Ou, de preferência, pelas águas saborizadas feitas somente com ervas (isentas de calorias. Nas duas opções, servir água saborizada para suas visitas ao invés de refrigerante vai deixar a mesa muito mais bonita e saudável”, complementa Silveira.

Existem dois tipos de água saborizada: a caseira, em que você acrescenta frutas, ervas ou legumes; e a industrializada, composta por água mineral, sais minerais, conservantes, aromatizantes de frutas e adoçantes. “A água caseira não possui nenhum malefício para a saúde. Já a industrializada contém aditivos químicos e deve ser evitada”, lembra a médica clínica Liciana Correia, também especialista em Nutrologia. Outras frutas como pêra, maçã, uva, e ervas como hortelã e gengibre são comumente usadas no preparo da água aromatizada.

Bons hábitos que ajudam

É importante não esquecer da vitamina C na água aromatizada. “Esta é uma substância antioxidante e portanto antiinflamatória, com repercussões benéficas em nosso organismo”, complementa a Dra. Liciana. E um outro fator a ser lembrado por ela é que as doenças crônicas degenerativas, atualmente uma realidade crescente, são associadas à agressão constante com que expomos nosso organismo à má alimentação, ao estresse, e aos maus hábitos como o tabagismo, que tem como base fisiopatológica a inflamação crônica do organismo e a agressão silenciosa ao mesmo. “Portanto, inserir alimentos saudáveis antiinflamatórios e antioxidantes na água trará benefícios à saúde de maneira geral”, finaliza ela.




Publicidade
Publicidade