Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Vida

Além do ‘turistar’, intercâmbios aliam lazer e experiência profissional

A meta da maioria dos intercambistas é aprimorar algum idioma, em especial o inglês. Mas aliar esse objetivo com novas experiências agrega valor ao currículo



1.png Tarcísio Marra morou na Irlanda e hoje ajuda brasileiros no site E-Dublin, fundado por seu cunhado e sua irmã, Edu Giansante e Mah Marra.
27/02/2016 às 13:55

Em tempos de alta do dólar e do euro, viajar com um propósito além do turismo virou uma opção certeira. Tanto que somente no passado, mais de  230 mil brasileiros optaram por fazer um intercâmbio, de acordo com dados da Belta - Brazilian Educational & Language Travel Association. Estudantil, profissional ou mesmo social, os programas são os mais variados possíveis.

A meta da maioria dos intercambistas é aprimorar algum idioma, em especial o inglês. Mas aliar esse objetivo com ter novas experiências pode agregar mais valor ao currículo na volta.

“Muitas pessoas associam o estudo com o emprego, até mesmo para diminuir o custo da viagem. Viajar apenas para turismo não te proporciona a experiência de viver o dia a dia daquele País, ir no mercado, pegar metro, ver como funciona. É uma experiência cultural, de vida”, ressalta Tarcísio Marra, porta-voz do site E-Dublin.

Por meio da página na Internet, ele, que morou seis meses na Irlanda, fornece informações para brasileiros sobre  a capital  Dublin. O País europeu é o quinto mais procurado por intercambistas do Brasil. “O grande diferencial de lá é a possibilidade de se poder trabalhar durante o intercâmbio em vagas de meio período. Você vai com visto de estudante, mas uma vez lá, caso consiga uma vaga que lhe ofereça um visto de trabalho, é possível mudar o tipo de visto”.

Inglaterra, Estados Unidos e Canadá alternam no pódio entre os  mais procurados. Os valores dependem do período de estadia, pacote, da cidade e do tipo de intercâmbio. “Recomendamos sempre ir por uma agência, pois você tem a garantia de ter alguém com experiência no Brasil para orientar em caso de algum problema”, diz Tarcísio. 

A amazonense Letícia Soares, 22, foi além do trabalho e estudo. E ousou: escolheu fazer um trabalho voluntário, em outra área que não é a sua, e na Rússia. Durante dois meses a estudante de engenharia  tinha aulas de inglês em um período do dia e no outro trabalhava em uma Organização Social como voluntária na área de marketing e design.  “Conheci uma cultura totalmente diferente, levei a experiência para o meu currículo  da e fiz amigos do mundo inteiro”.

Ela viajou por meio da Aiesec, uma organização de estudantes sem fins lucrativos, reconhecida pela Unesco e que viabiliza intercâmbios voluntários para mais de 127 países. “Temos vários programas nas áreas de gestão de projetos, saúde e educação. Os pré-requisitos é ter entre 18 e 30 anos, estar disponível para um trabalho voluntário e estar vinculado a alguma instituição de ensino, seja na graduação ou pós. Além disso, é preciso passar por uma seleção”, explica o diretor de marketing, Thiago Brito. 

A organização cobra apenas uma taxa e ajuda os intercambistas a conseguir uma vaga de trabalho que, geralmente, oferece hospedagem, alimentação e transporte. “Temos um programa que as pessoas podem hospedar um estrangeiro  na sua casa, aqui em Manaus. Nesse não temos limite de idade, basta querer participar e passar pela nossa seleção. Qualquer dos casos, é uma experiência única”.

Programe-se

Escolha bem o País de destino: Escolha um País que encaixa com seu estilo de vida e expectativas. 

Converse com quem já fez intercâmbio: Além de pesquisar sobre os destinos na Internet, é válido bater um papo com quem já morou no País;

Planeje-se: O ideial é planejar ao menos 1 ano antes de sua partida;  

Ajuda profissional: Procure uma agência de intercâmbio ou unversidades, para orientações sobre documentação, seguros, moradia e cursos; 

Abra-se para o novo: Mudar de País, mesmo que por um período determinado, exige adaptação e jogo de cintura. Por isso, mantenha a mente aberta.

Fonte: EnglishUp


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.