Publicidade
Entretenimento
FILME

‘Alien: Covenant’ estreia hoje (11) e renova uma das franquias mais famosas do cinema

Desde o lançamento do primeiro cartaz do longa, divulgado no final do passado, a expectativa em torno do filme é alta entre os fãs e admiradores 11/05/2017 às 05:00 - Atualizado em 11/05/2017 às 15:11
Show bv0311 3f
acritica.com Manaus (AM)

Nesta quinta-feira (11) chega às telonas de todo o país o filme "Alien: Covenant", sequência de "Prometheus", de 2012, que traz o diretor Ridley Scott de volta ao comando de uma das franquias mais famosas do cinema. O filme entra em cartaz no Brasil uma semana antes de estrear nos Estados Unidos, cuja estreia acontecerá em 19 de maio. Desde o lançamento do primeiro cartaz do longa, divulgado no final do passado, a expectativa em torno do novo filme da criatura é alta entre os fãs e admiradores da trama.

A saga "Alien" é agora composta por seis filmes. As primeiras quatro partes, "Alien, o oitavo passageiro" (Ridley Scott, 1979), "Aliens, o resgate" (James Cameron, 1986), "Alien 3" (David Fincher, 1992), "Alien: a Ressurreição" (Jean-Pierre Jeunet, 1997) se desenrolam em ordem cronológica, com Sigourney Weaver no papel de Ripley, a heroína que resiste aos monstros. “Prometheus” (2012), que trouxe Scott de novo ao comando da franquia, lançou uma nova série de filmes dedicados ao xenomorfo, esta criatura extraterrestre assustadora criada pelo designer suíço HR Giger. O objetivo: contar, antes dos eventos já conhecidos, a origem do Alien. Por isso, a trama do longa se passa 18 anos antes do primeiro filme da franquia (Alien, de 1979), e 10 anos após os acontecimentos de Prometheus.

"É preciso ter uma mente distorcida como a minha, para querer assustar as pessoas assim", brinca o diretor britânico de 79 anos, que apresentou recentemente seu filme em Paris. O cineasta passou mais de 30 anos longe dos filmes de ficção científica, gênero que lhe rendeu duas obras primas: o já citado "Alien, o 8º Passageiro" e "Blade Runner, o Caçador de Androides", de 1982.

"No primeiro Alien, tinha uma responsabilidade, porque a reação das pessoas após a cena do 'chestburster' com John Hurt foi muito além do que eu imaginava. Não foi bom. Mas o filme foi um sucesso, porque as pessoas são perversas", afirma do diretor. Nos últimos anos, o diretor realizou - com exceção de "Perdido em Marte", dois novos filmes do universo Alien, num projeto que deve chegar a quatro longas até 2020.

Para seu terceiro filme da saga, Ridley Scott reconhece que "a maior armadilha a evitar era ser repetitivo".  "Depois, durante as filmagens, não era possível colocar o Alien em todos os planos, não devemos banalizar suas aparições. Devemos também assegurar uma evolução morfológica de um filme para o outro. Estes desenvolvimentos ajudam a manter uma forte impressão quando o vemos", conclui.

Expectativa de fã

Alberto Carvalho, 23, do canal Plot Twist, afirma que conheceu a franquia na infância, em "Alien x Predador". "Morria de medo daquele monstro (risos), só muito tempo depois é que fui assistir a quadrilogia original, vi a franquia deixando de ser uma série de terror para virar uma série de ação, mesmo assim sem perder sua qualidade. Em 2012 tivemos o prequel Prometheus, dirigido por Ridley Scott, o criador desse universo, e o filme deixou muito a desejar. Esse ano a franquia retorna ainda sobre sua direção, Ridley declarou que iria trazer a tensão criada no primeiro filme da franquia. Com Michael Fasbender, retornando como um Andróide, e um elenco de primeira, espero que Convenant traga de volta toda a tensão e medo que Alien causou em mim quando criança", afirma.

A trama

A caminho de um planeta remoto no local mais longínquo da galáxia, a tripulação da nave colonial Covenant descobre aquilo que eles achavam ser um paraíso inexplorado. Na verdade, trata-se de um mundo sombrio e perigoso que tem como seu único hospedeiro o androide David (Michael Fassbender), sobrevivente da amaldiçoada expedição Prometheus.

O elenco conta com Billy Crudup (‘Watchmen’), Katherine Waterston (‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’), Danny McBride e Demián Bichir (‘Os 8 Odiados’), Carmen Ejogo (‘Selma’), Jussie Smollett (‘Empire’), Amy Seimetz (‘Upstream Color’), Callie Hernandez (‘Machete Mata’) e James Franco. Noomi Rapace, que interpretou a Dra. Elizabeth Shaw em ‘Prometheus‘, retorna para uma participação especial.

Publicidade
Publicidade