Publicidade
Entretenimento
Vida

Alimentação detox: saiba o que ajuda na recuperação do organismo após excessos

Dieta desregulada, com abuso de gordura, álcool, sal e acúcar pode ser sinônimo de cansaço, gases, retenção de líquido e ganho de peso 06/01/2015 às 18:28
Show 1
Nesse período, o ideal é uma alimentação adequada à base de alimentos e bebidas leves
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Festas de fim de ano e férias são uma época em que muitas pessoas relaxam da dieta e acabam descuidando da alimentação. A boa notícia é que alguns alimentos funcionais ajudam na desintoxicação e recuperação do organismo, submetido a comidas e bebidas nem sempre saudáveis e com baixas calorias.

Ao exagerar na quantidade ou qualidade dos alimentos e bebidas o corpo logo sofre as consequências. Excesso de gordura, álcool, sal e açúcar podem ser sinônimos de cansaço, gases, retenção de líquido, e claro, ganho de peso. Para esquecer o mal-estar, Andrea Frias, PhD em Nutrição pela USP, dá algumas orientações.

“Sucos preparados com vegetais e frutas como a couve, cenoura, espinafre, salsa, laranja, maçã e frutas vermelhas são ricos em fibras e substâncias com ação antioxidante e detoxificante, e ajudam a eliminar toxinas e enxugar medidas. O chá verde e o chá de hibiscus também podem ajudar, já que possuem ação diurética e facilitam a eliminação de substâncias tóxicas ao organismo”.

Além disso, o especialista recomenda nesse período uma alimentação adequada à base de alimentos e bebidas leves. “O processo de desintoxicação envolve a retirada de alimentos industrializados do cardápio, além de alimentos refinados, ricos em sal, açúcares e aqueles providos de aditivos alimentares e gorduras prejudiciais à saúde”, esclarece. “Dessa forma, em poucos dias o organismo já se reestabelece, mas esses produtos podem continuar sendo consumidos para a manutenção da saúde”, afirma.

Prontos e saudáveis

O consumo dos alimentos indicados na dieta detox pode acontecer de forma rápida e prática. Para quem quer facilitar, a Sanavita tem opções prontas. Os sucos da linha Detox foram desenvolvidos com vegetais e frutas com ação detoxificante, em combinações com a couve, laranja, espinafre, maçã, blueberry, salsa,  gengibre, cranberry, romã, gojiberry, blueberry, etc, que variam coma versão.

Os sucos da linha Detox foram desenvolvidos com vegetais e frutas com ação detoxificante

Já a linha de chás solúveis inclui o chá verde (sabor frutas cítricas e abacaxi com hortelã) e o chá de hibisco (sabor uva e pêssego), ricos em substâncias antioxidantes. Todos são isentos de aromas e corantes artificiais. Os chás e sucos devem ser tomados de uma a duas vezes ao dia em qualquer horário. Pessoas sensíveis a cafeína (presente naturalmente nos chás), devem evitar o consumo à noite.


Publicidade
Publicidade