Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Vida

Alimentos amazônicos ajudam prevenir o câncer e retardar envelhecimento

Comer pirarucu ajuda a retardar o envelhecimento e a prevenir o câncer, e o tucumã deixa a pele mais bonita, melhora a visão e fortalece o sistema imunológico. Veja essa e outras dicas de alimentos regionais que podem ser aliados de uma vida mais saudável.



1.jpg O pirarucu é um peixe rico em ômega 3 e 6
05/08/2013 às 11:19

Você sabia que alimentos encontrados no Amazonas, como o tucumã e o tambaqui, são ótimos aliados para ter uma vida saudável e até perder peso e retardar o envelhecimento? Nesta segunda-feira (05), dia em que se comemora no Brasil o Dia Nacional da Saúde, o ACRITICA.COM conversou com o nutricionista Leonardo Batista, mestre em nutrição e dietética, para indicar que comidas regionais podem ajudar a prevenir doenças e deixar o funcionamento do corpo melhor. 

Peixes regionais

Que peixe faz bem pra saúde todo mundo sabe - eles são ricos em proteínas, minerais, contém vitaminas do Complexo “B” e fósforo -, mas existem dois peixes regionais que são mais turbinados de benefícios que os outros: o pirarucu e o tambaqui. De acordo com o nutricionista, eles estão entre os peixes amazônicos com maior valor nutricional, além de possuírem outros benefícios específicos.

O pirarucu, por exemplo, ajuda a retardar o envelhecimento e a prevenir o câncer. “É um peixe rico em ômega 3 e 6, antioxidante natural. O antioxidante, protege as veias do envelhecimento precoce, além de reduzir as células cancerígenas. O ômega 3 reduz o colesterol e aumenta o colesterol bom (HDL)”, explicou.

O tambaqui, por sua vez, ajuda a emagrecer e melhora o funcionamento do organismo. “O lombo do tambaqui também é rico em proteína, mais alerto que as proteínas não estão na gordura do peixe, e sim, na carne. O peixe é ideal para quem quer emagrecer, por conta da grande quantidade de proteínas. A espécie possui gordura natural, responsável pela formação hormonal. O consumo do tambaqui ainda resulta na melhoria do transporte de nutrientes para dentro da célula”.

Frutos regionais

Vários frutos encontrados no Amazonas ajudam na prevenção do câncer, a retardar o envenvelhecimento, entre outras coisas. O especialista listou como principais exemplos araçá-boi, buriti, camu-camu, cubiu, cupuaçu, murici-amarelo, taperebá, pupunha e tucumã. 

Os frutos são ricos em betacaroteno (pró-vitamina A), ou seja, são bons para a visão, saúde da pele e prevenção do câncer. “Também são ricos em vitamina C, que atua no combate dos radicais livres, retarda o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico e ajuda na absorção do cálcio e, por consequência, fortalecimento dos ossos. 

“Eles apresentam ainda uma grande quantidade de substâncias energéticas para o organismo, como carboidratos e lipídeos, além de fibras que ajudam na digestão dos alimentos no aparelho digestivo e, consequentemente, melhoram o funcionamento do intestino”, concluiu.



Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.