Domingo, 07 de Março de 2021
Audiovisual

Séries e documentários para viver a nostalgia do Carnaval

Num ano sem folia, A CRÍTICA traz um compilado de séries e documentários, lançados recentemente ou não, sobre uma das maiores festas populares do mundo, para você curtir sem burlar a quarentena



b0120-2r_F051AC90-6EF1-444A-8864-F8BAE53B8D6A.jpg ‘Axé: Canto do Povo de Um Lugar’ conta a trajetória do axé na Bahia (Foto: Reprodução)
23/02/2021 às 16:31

Passamos pelo Carnaval sem os agitos da tradicional folia de Momo, devido a pandemia do novo coronavírus. Mas, como ainda é fevereiro e a paixão de muitos pelo agito não acaba aqui, o BEM VIVER TV traz um compilado de séries e documentários, lançados recentemente ou não, sobre uma das maiores festas populares do mundo. Dessa maneira, é possível viajar pela nostalgia dos blocos, marchinhas e confetes e matar a saudade sem “furar” as normas de distanciamento social. Confira:

‘Axé: Canto do Povo de Um Lugar’



Gênero que tomou conta da maior parte das festas manauaras nos anos 2000, o axé music voltou a ser comentado por conta da estreia do documentário "Axé: Canto do Povo de Um Lugar" na Netflix. A produção foi lançada em 2017, mas entrou no catálogo da plataforma este mês e faz um giro pelo ritmo, abordando, de uma maneira minuciosa, a paixão que moveu os tradicionais artistas do axé como Ivete Sangalo, Bell Marques e Daniela Mercury, às avenidas da folia em Salvador, bem como os efeitos da paixão do público pela festa. O documentário, dirigido por Chico Kertész, também conta com entrevistas de artistas e produtores responsáveis por lançar os maiores sucessos do axé no País.

‘O Próximo Samba’

Documentário sobre a vitória da Estação Primeira de Mangueira no Carnaval carioca de 2016, "O Próximo Samba", dirigido por Marcelo Lavandoski, mostra grande parte da caminhada trilhada pela agremiação até o tão sonhado título daquele ano. Disponível no Amazon Prime Video, o longa conta a história da escola de samba que homenageou a cantora Maria Bethânia naquele ano, retratando os bastidores de suor, arte e luta evidenciados no período de sete meses que antecedeu o glorioso desfile da escola na Sapucaí.

‘Do Leme à Praça Mauá — Histórias e Músicas do Carnaval Carioca’

A história de dois tradicionais blocos de Carnaval do Rio de Janeiro ganha destaque na série “Do Leme à Praça Mauá — Histórias e Músicas do Carnaval Carioca”, que está disponível no canal no Youtube "Histórias e Músicas do Carnaval Carioca". Com 12 episódios, a série conta a trajetória dos blocos “Escravos da Mauá” e “Meu Bem Volto Já”, que desde os anos 90 levam alegria para as ruas cariocas. O objetivo do projeto é celebrar os blocos que expressam sua visão crítica acerca dos desafios da cidade por meio de composições autorais. Nos programas, sambas que propõem reflexões sociais são cantados por artistas como Nina Rosa e Anderson Feife. A produção é dirigida por Pedro Monteiro.

‘A Dream Of Samba’

O documentário "A Dream Of Samba", do diretor Roberto Maxwell, retrata a inusitada relação entre o Carnaval brasileiro e um grupo de aborígenes do Taiwan apaixonados por essa forma de festejar. Por conta dessa paixão, o grupo criou a "Dream Parade", evento inspirado no Carnaval tupiniquim e que serviu como pano de fundo para o documentário. Uma das cenas que mais impressionaram o diretor foi a imagem de uma bateria de samba soando em frente a um templo tradicional chinês. A partir daí, o documentário desvenda como aquela população interage com o samba brasileiro. A produção pode ser assistida no site https://curtadoc.tv.

Subeditora de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.