Publicidade
Entretenimento
Vida

Alunas da Ufam desenvolvem aplicativos de celular voltados ao universo feminino

Estudantes do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas apresentam os apps “Mommy’s BeneFIT”, “What the hack” e “Make UPhi” 21/08/2015 às 15:26
Show 1
Com a orientação da profa. Rosiane Freitas, as alunas desenvolveram três aplicativos voltados para o universo feminino
Loyana Camelo Manaus (AM)

Quem disse que a área de Ciência e Tecnologia é o clube do bolinha? Apesar de os homens ainda serem maioria, as mulheres não ficam nem um pouco atrás na hora de aplicar seus conhecimentos. Em busca de incentivá-las cada vez mais a aderir aos cursos de exatas e trocar experiências, as alunas do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) promovem hoje no Studio 5 Centro de Convenções o “Cunhantã Digital”. O ponto alto do encontro será a demonstração do talento destas na prática, por meio dos aplicativos de celular que elas criaram para facilitar a vida das mulheres.

O evento de hoje é impulsionado pelo Women in Information Technology (WIT), evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), pelo projeto Meninas Digitais, também da SBC, voltado para meninas do ensino médio, e pelo projeto SciTechGirls do Instituto de Computação da UFAM.

Sob a orientação da professora Rosiane de Freitas Rodrigues, as universitárias da UFAM criaram três aplicativos de celular: “Mommy’s BeneFIT”, “What the hack” e “Make UPhi”. Cada um traz uma funcionalidade diferente e extremamente útil para o universo feminino. De acordo com Rosiane, as mulheres trazem sensibilidade, criatividade e visões diferentes dos homens, trazendo equilíbrio às equipes de desenvolvimento de software.

“Existem características femininas que são complementares e às vezes até bem diferentes das dos homens. Para muitas empresas grandes, fica claro que equipes mistas em desenvolvimento de software, são mais produtivas por aliarem a questão da objetividade com a criatividade”, explica a professora.

'Mão na roda'

O resultado prático disso são os aplicativos que serão apresentados hoje, idealizados pelas alunas para serem uma “mão na roda” para as mulheres.

O “Mommy’s BeneFIT” é voltado para grávidas que desejam melhorar a sua qualidade de vida por meio da prática de exercício físico. Ele permite que as mulheres grávidas possam ter acesso a informações sobre estas atividades e troquem experiências com outras grávidas. Assim, elas têm maior segurança para a prática de exercícios físicos e também podem ver onde fazê-los. O “Mommy’s BeneFIT” foi elaborado durante a participação das alunas no International Women Hackathon, competição internacional de desenvolvimento de aplicativos. 

O “What the hack” é um aplicativo que tem tudo a ver com a tônica do evento de hoje. Trata-se de um jogo voltado para meninas que querem saber mais sobre carreiras tecnológicas e do papel das mulheres inseridas nestas.

Já o “Make UPhi” avalia as características faciais de um usuário (por meio de fotos) e sugere algumas dicas de maquiagem. “Utilizamos os conceitos que os matemáticos usam, como a ‘divina proporção’, de algo é belo é porque é simétrico. A menina tira uma foto e o app dá dicas de maquiagem a partir do formato do seu rosto”, afirma a professora Rosiane.

O “Mommy's Benefit” pode ser baixado na loja do Windows Phone; “What the hack” está em fase de ajustes finais para ser disponibilizado na loja da Microsoft e o “Make UPhi” está disponível na plataforma Android.

Vem app novo por aí

As alunas da profa. Rosiane participaram das três edições do International Women Hackathon e foram convidadas para a 4ª desta ano. Mais um app vai vir por aí.

Programação

8h30: Credenciamento

9h – 10h: Painel Mulheres em TI – Taking Control. Apresentações: Claudia Capelli – UNIRIO / (ex-) Executiva Multinacionais de TI; Karin Breitman – PUC-Rio / VP&GM EMC Brazil; Rosiane de Freitas – UFAM / VP ALIO/IFORS; Vanessa Grazziotin – Senadora (AM) – Procuradora da Mulher no Senado

10h – 10h30: Coffee break

10h30 – 12h: Painel Mulheres em TI – Taking Control (debate)

12h – 14h: Almoço

14h – 15h: Apresentação Projeto SciTechGirls / International Women Hackaton (Grace Hooper conference) – Rosiane de Freitas e Fabíola Nakamura (IComp/UFAM)Aplicativos “Mommy´s BeneFIT”, “What the hack” e “Make UPhi” (alunas IComp/UFAM – Ludymila Lobo, Erica Bertan, Ana Vitoria Cordeiro, Nadny Dantas, Victoria Aires)

15h – 15h30: Apresentação Projeto Meninas Digitais – SBC / Meninas Digitais – ações e resultados – Cristiano Maciel (UFMT)

15h30 – 16h: Coffee-Break

16h – 18h: Dinâmica do Meninas Digitais / Meninas Digitais – dinâmica com universitáriAs – Silvia Bim (UTFPR)

18h – 18h30: Encerramento

Serviço

O quê: Cunhantã Digital (Amazon Advanced School on Software Quality - AASSQ) 

Onde: Studio 5 Festival Mall

Info: http://sbqs2015.com.br/cunhanta-digital-3/

Publicidade
Publicidade