Domingo, 15 de Dezembro de 2019
AUDIOVISUAL

Massacre no Compaj vira documentário e é exibido nesta sexta-feira (11) em Manaus

Filme produzido por alunos da UEA tem exibição gratuita a partir das 18h na unidade de Ciências Sociais, na Cachoeirinha



show_d46bbe80-dca1-41ca-b2f2-608aa517659e.jpg Fotos: Arquivo A Crítica
10/08/2017 às 17:06

O assassinato em série de 56 detentos no dia 1º de janeiro deste ano no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, virou notícia no mundo inteiro. A crueldade das mortes, registrada em imagens e rapidamente divulgadas nas redes sociais, impactou e foi o estopim da crise do sistema penitenciário amazonense e brasileiro, com fugas em massa e mais mortes em outros estados.

Pensando nisso, alunos de direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) produziram e filmaram um documentário sobre a chacina. Chamado “Massacre no Compaj: O Caos no Sistema Penitenciário Amazonense”, o filme será exibido nesta sexta-feira (11), gratuitamente, a partir das 18h, no auditório da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), na av. Presidente Castelo Branco, 504, Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.



Veja a cronologia dos fatos na crise do sistema carcerário do Amazonas

A ideia do documentário, segundo os próprios produtores, é mostrar para a sociedade a realidade do sistema penitenciário do Amazonas. “Foi importante porque conhecemos a realidade do sistema carcerário, além dos processos com os quais já manipulava”, explicou Jennifer Lima, aluna do 8º período de direito da UEA.

A obra foi desenvolvida por estudantes membros do Núcleo de Ciências Criminais (NCC) da ESO, em parceria com Baze Projetos e AudioVisual e direção geral da professora Alice Sobral. Agora, eles pretendem inscrever o filme em premiações, como o Prêmio Patrícia Aciolo de Direitos Humanos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.