Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
NOITE VERMELHA

Alvorada do Boi Garantido vira a madrugada e leva alegria a Parintins

A festa do "Boi do Povão" foi até as primeiras horas de hoje (1) e nem a chuva atrapalhou os mais de 40 mil torcedores apaixonados nas ruas de Parintins



0485a708-5e50-4b3f-9f1f-9832f0afc2ba_E183D980-2415-477A-919A-5547622A86BE.jpg Foto: Jair Araújo
01/05/2019 às 09:49

Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas desde 2017, a tradicional Alvorada do Boi Garantido alegrou de vermelho e branco as ruas de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) até as primeiras horas deste 1° de maio, Dia do Trabalhador.

Nem a chuva atrapalhou os mais de 40 mil apaixonados torcedores do "Boi do Povão" que, segundo estimativas da associação folclórica, participaram do evento seja em seu início, na Cidade Garantido, seja percorrendo a pé ou em veículos motorizados até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, já com o amanhecer



A Alvorada começou pontualmente às 20h com o grupo Toada, Márcia Siqueira e Edilson Santana. O show principal teve a presença do apresentador oficial Israel Paulain e do levantador oficial Sebastião Jr. e a Batucada encarnada - o toque de surdo oficial foi feito pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia, que estava acompanhado da Miss Brasil 2018, a amazonense Mayra Dias.

Nem também um apagão na energia elétrica, ocorrido a partir de meia-noite, atrapalhou a empolgação da galera vermelha e branca, que cantou a plenos pulmões seu amor pelo Garantido (a pane durou apenas 4 minutos).

O boi com seu tripa oficial, Denildo Piçanã, não ficou só no palco: desceu e foi parar no meio do público para receber os afagos da galera vermelha e branca. Gaspar Medeiros, o novo amo do boi, entoou versos e ganhou os aplausos do público.


Boi Garantido no meio da platéia. Festa virou a madrugada nas ruas de Parintins. Foto: (Jair Araújo)

A Alvorada Vermelha 2019 teve a inclusão de mais um trio elétrico para retransmitir o som dos cantores, banda e Batucada em todo percurso da festa.

"Somos o único boi campeão no Centenário do Festival de Parintins e que tem Alvorada", desafiou o apresentador Israel Paulain, já no trio elétrico e em meio à multidão, logo após fazer a tradicional contagem para início da Alvorada.

"Nossa expectativa era fazer a maior e melhor Alvorada de todos os tempos. A feijoada da Batucada que ocorreu domingo passado já era um indicativo que bateríamos esse recorde. É a festa do povo para o povo, extremamente popular", comentou o presidente Fábio Cardoso.

Ao final, numa celebração apoteótica, o Boi Garantido reverenciou a Catedral de Nossa Senhora do Carmo se ajoelhando e baixando a cabeça várias vezes para o aplauso da galera vermelha e branca. Depois, foi dançar com a sua Batucada, alegremente, faceiro, como uma criança. A criança que revive em cada um de nós nas brincadeiras de boi-bumbá!

"O Garantido trabalhou todo ano para essa Alvorada. Nossa maior alegria e dos meus filhos é chegar a Catedral lindo, cansadas, mas felizes", comentou o tripa Denildo Piçana.

A técnica em Contabilidade Socorro Almeida, 61, é parintinense, mas nunca havia prestigiado a Alvorada, pois mora desde os 16 anos instalada na casa da família, na rua Armando Prado. "Foi uma novidade para mim, pois a cultura parintinense é muito bonita. Infelizmente tudo virou um comércio e não temos mais o direito de frequentar o Sambódromo, disse.

Já para o mototaxista Francisca Pontes a Alvorada só não é "melhor que a apresentação do boi no Festival".

Transmissão via web

Neste ano a festa foi transmitida das 22h do dia 30 até as 6h deste 1° de maio pela página oficial do Boi Garantido no Facebook, pela Rádio Clube de Parintins 100.7 FM e pelo app da emissora. Outras páginas também levaram as emoções do evento ao público.

O presidente Fábio Cardoso afirmou que é importante integrar todos os torcedores do Garantido em todo planeta neste momento em que a nação vermelha e branca sai para brincar com o maior campeão do Festival nas ruas.

"Em 2018 alcançamos dezenas de milhares de pessoas na nossa página e realizamos pela primeira vez a transmissão em rádio da nossa Alvorada Vermelha. Em 2019 repetimos a transmissão no Facebook e a parceria importante com a Rádio Clube FM", informou.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.