Publicidade
Entretenimento
Vida

Amamentação ajuda no fortalecimento muscular e ósseo do rosto infantil

Além de fortalecer a saúde, a amamentação também é crucial no desenvolvimento do rosto da criança, de acordo com o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, que afirma que o ato de sugar e engolir o leite auxilia no fortalecimento dos músculos da face e também na formação dos ossos 07/03/2013 às 14:19
Show 1
Um dos quesitos que também é beneficiado com a amamentação é a fala
acritica.com Manaus, AM

O ato de amamentar envolve um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher: quem é mãe afirma que nada consegue ter mais valor, na maternidade, do que este momento. E já foi comprovado cientificamente que o leite materno é imprescindível na saúde dos bebês.

Porém, o que poucos sabem é que, além de fortalecer a saúde, a amamentação também é crucial no desenvolvimento do rosto da criança, de acordo com o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, que afirma que o ato de sugar e engolir o leite auxilia no fortalecimento dos músculos da face e também na formação dos ossos.

“Enquanto a criança mama no seio materno, três necessidades estão sendo supridas. A primeira é a alimentação, a segunda é a exercitação da região bucal e a terceira é a satisfação psico-emocional”, comentou o especialista.

Mas o que realmente auxilia no fortalecimento do músculo das crianças é a amamentação direta no seio, e não a amamentação por meio de mamadeiras, adverte Gerson. “O uso de mamadeira pode vir a ser muito danoso em termos de desenvolvimento facial normal. O fluxo do leite muda com os bicos artificiais, mesmo que tenham o chamado formato 'ortodôntico',  obrigando o bebê a alterar a posição da língua e a engolir de forma errada. Em longo prazo, há consequências para o rosto e as arcadas dentárias”, explicou.

Amamentação também beneficia fala

Um dos quesitos que também é beneficiado com a amamentação é a fala, argumenta a fonoaudióloga Nilse Köhler, defendendo que a comunicação é dependente de uma estrutura muscular e óssea adequada na face. Uma curiosidade: a pronúncia correta dos fonemas depende de como está posicionada a boca do bebê nos mamilos.

“Amamentar não é apenas alimentar a criança, mas prepará-la também para falar. O fortalecimento e tonificação da língua, bochechas e lábios é essencial, já que estes músculos são responsáveis pela geração das palavras”, afirmou a fonoaudióloga.

Há diversas ações que prejudicam o desenvolvimento correto dos músculos e ossos do rosto, como respirar pela boca, morder objetos de forma continuada e chupar os dedos.

“O rosto é a região corporal mais suscetível a deformações. Os pais devem dar atenção a este fato, pois tudo o que acontece na infância tem reflexos no futuro. Na fase infantil os ossos são extremamente maleáveis, portanto, se a ação muscular for inadequada, a base óssea também será”, esclarece Nilse Köhler.

Monitorar para uma detecção precoce de alterações na face

Para saber se o rosto do seu filho possui alguma alteração muscular ou óssea, é necessário buscar os especialistas que irão atuar com exames para identificar qualquer alteração.

“A MOFP é uma maneira de prevenir e intervir precocemente nas alterações do rosto, que deve estar em sua melhor forma de beleza e funcionalidade, assegurando a saúde geral de todo o organismo. Bons hábitos devem ser estimulados na infância para que na fase adulta o corpo seja saudável”, finalizou Nilse.



Publicidade
Publicidade