Publicidade
Entretenimento
Vida

Amazonas em rede: Fotógrafos participam de evento nacional

O Amazonas vai ser representado na segunda edição do Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil pelos fotógrafos Alexandre Fonseca e Ione Moreno, integrantes do grupo 'A Escrita da Luz' 20/02/2013 às 10:46
Show 1
Alexandre Fonseca e Ione Moreno vão mostrar catálogo no encontro
rosiel mendonça ---

Mais de 200 fotógrafos de todo o País vão se reunir em Fortaleza, a partir desta quinta-feira (21), durante a segunda edição do Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, evento que vai contar com a participação da ministra da Cultura, Marta Suplicy. Além de discutir políticas públicas, os produtores vão identificar demandas e articular ações para fortalecer o setor.

O Amazonas vai ser representado no encontro pelos fotógrafos Alexandre Fonseca e Ione Moreno, integrantes do grupo A Escrita da Luz. Para Ione, fazer parte da Rede traz vantagens para a fotografia local. “Dessa forma, estamos conectados com a região Norte e sabemos o que cada Estado está fazendo. Assim, fica mais fácil fazer intercâmbios e trazer novidades para cá”, explicou ela, que também acompanhou de perto a criação da Rede Amazônia de Fotografia, em 2010.

Em relação ao cenário amazonense, a fotógrafa aponta a dificuldade em obter patrocínios e a falta de espaços dedicados como as principais barreiras que os produtores locais enfrentam. “Também sentimos muita falta de uma formação mais consistente, com cursos ou escolas permanentes. Sabemos que Manaus já tem público para isso”, complementou.

EXPOSIÇÕES

Segundo Ione, a ida a Fortaleza também vai ser uma ótima oportunidade de fechar parcerias para mais uma edição do Manaus Bem na Foto, festival de fotografia que a Escrita da Luz vai realizar em agosto deste ano – o maior do Norte. Pensando nisso, ela e Fonseca vão participar de dois grupos de trabalho do encontro: um deles é voltado a políticas públicas para fomento, pesquisa e difusão da fotografia; o outro vai se concentrar nos festivais e eventos que existem por todo o País.

“A participação do Amazonas fortalece a Rede e põe em debate questões voltadas ao intercâmbio de exposições e fotógrafos, ponto que precisa ser desburocratizado, dando mais espaços as nossas obras lá fora”, afirmou Alexandre Fonseca.

Durante o encontro, os amazonenses também vão apresentar o catálogo “A Escrita da Luz”, lançado no final do ano passado para traçar a trajetória do coletivo, além de uma projeção com imagens de fotógrafos locais, como Clóvis Miranda, Alberto Cesar Araújo, Antonio Lima, Amarildo Oliveira, Paulo Neves, Kenia Vartan, Luiz Salama, Bruno Kelly, Joel Rosa, Michell Mello, Ruth Jucá, Edson Paiva, Marcelo Cadilhe, Eustáquio Libório e Euzivaldo Queiroz.

Publicidade
Publicidade