Publicidade
Entretenimento
Dia Mundial do Turismo

Amazonas precisa melhorar logística e serviços para turistas

Infraestrutura local para receber turistas melhorou, mas ainda está longe do desejável pelos empresários do segmento 27/09/2013 às 08:09
Show 1
Iracema Falls, é um dos mais requisitados de Presidente Figueiredo
Adan Garantizado Manaus

27 de setembro é o Dia mundial do turismo. E às vésperas da Copa do Mundo, o País vive na expectativa pela provável “invasão” turística durante o mundial de futebol no ano que vem. A data também suscita algumas discussões, principalmente pela falta de infra-estrutura em algumas regiões brasileiras, dentre elas, o Amazonas. 

Quem atua na área admite que apesar dos resultados bons apresentados pelo setor, muita coisa precisa ser melhorada.

Proprietário do hotel Iracema Falls, um dos pontos mais requisitados de Presidente Figueiredo,  José Maria Carneiro disse que falta um pouco de sensibilidade do Governo com a importância do turismo para a região. “Não pode ficar tudo nas costas do empresário. O Estado tem que investir em estradas, portos, rodoviárias, centros de atendimento ao turista, comunicação. Tem muito turista nosso que não entende como eles não conseguem sinal de celular e internet aqui”, disse Carneiro. O Iracema Falls recebe em média 2000 visitantes (que procuram as cachoeiras de Iracema e das Araras) e 500 hóspedes/ mês.

Rômulo Machado, gerente da Ana Cássia Turismo, que opera principalmente fazendo city tours por Manaus e municípios vizinhos, acredita que o cenário vem melhorando bastante, apesar dos percalços. “Querendo ou não, a proximidade da Copa está fazendo todo mundo se mexer. A cidade já está movimentada. Este segundo semestre, que  começa devagar, está apresentando bons números”, contou.

Um bom exemplo para o Amazonas pode vir do Nordeste. Na visão de André Rabelo, proprietário da Sim7 turismo - que atua fazendo receptivos nas praias e pontos turísticos do Ceará  - o empresário tem que ter iniciativa. “Se você investir corretamente em uma boa estrutura, terá retorno. O cliente sempre levará em conta isto. O turismo está mais acessível para todas as classes. Aqui, estamos fazendo uma série de eventos de negócios e shows, que tem atraído muitos turistas na baixa estação”, relatou.

Com o aval do turista

Para homenagear o dia Mundial do Turismo, a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado, lançaram nesta semana a campanha “O melhor de Manaus somos nós”.

Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio e Amazonastur (2012) e Secretaria de Estado da Cultura (2013), 92% dos turistas que vêm à Manaus consideram que o melhor da cidade é a hospitalidade de sua gente. Outro dado divulgado é que 80% dos turistas que nos visitam recomendam a cidade para outros viajantes. “O jeito acolhedor e alegre do nosso povo, por si só, já se tornou um atrativo da cidade”, disse o diretor da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula. A partir das 18h, as comemorações pelo dia mundial do turismo começam no Paço Municipal, no Centro.

Publicidade
Publicidade