Domingo, 21 de Julho de 2019
Beleza

Amazonense é eleito o melhor preparador de misses do Brasil no ano de 2016

O administrador Miro Sampaio preparou renomadas misses do AM, como Lilian Lopes, Vice Miss Brasil 2010



b0104-25f.jpeg Miro estudou moda e comportamento pela Escola de Moda de Paris (Esmod) (Nathália Carvalho/Divulgação)
04/01/2017 às 11:47

Responsável por ter preparado misses do Amazonas como Lilian Lopes (Vice Miss Brasil Universo 2010) e Mayra Dias (3º lugar no Reina Hispanoamericana 2016), o administrador amazonense Miro Sampaio foi eleito o melhor preparador de misses do Brasil no ano de 2016. A escolha foi feita pela coordenação do concurso Miss Mundo Brasil, que também detém os direitos do concurso Reina Hispanoamericana.

Para elegê-lo, a coordenação nacional mensurou o desempenho das candidatas sob a preparação de Miro, considerando as melhorias desde que foram eleitas, até a participação das misses nos concursos nacionais. “Eles mandaram uma faixa me parabenizando pelo meu trabalho. Receber destaque nacional é muito legal. Ainda mais se considerarmos que Miss não é tradição no nosso Estado”, declara ele.

Assim como Lilian e Mayra, outras misses que foram orientadas por Sampaio também tiveram dignas colocações em seus respectivos concursos: Tammy Cavalcante (Top 5 no Miss Brasil Universo 2011); Karyne Medeiros (Miss Brasil Latina 2012); Thayana Fernandes (Miss Brasil Teen e Vice Miss Teen Universo 2013); e Hanna Weiser (finalista do Miss Brasil Mundo 2014).

Outras frentes

Por sua vez, Miro destaca que o trabalho de preparação das misses não é só dele. “Eu sou um coach. Direciono, oriento, supervisiono, mas tenho apoiadores que ajudam muito e tem também a dedicação das misses, que é fundamental”, diz ele, lembrando que o primeiro trabalho a ser executado enquanto preparador é identificar potencial nas misses.

“É observar o que ela pode melhorar a médio prazo e a importância disso para que ela se torne uma miss competitiva”, pondera ele. A preparação, por sua vez, deve ser estética e comportamental. “Não basta ser bonita, dentro dos padrões... é preciso entender a importância do papel dela como miss. Definido tudo isso, começamos a preparar de fato”, coloca. Eleger a miss com antecedência, conforme Miro, é primordial para ter tempos de realizar ajustes.

“Cirurgião plástico, nutricionistas, dermatologistas e dentistas são profissionais da área médica consultados. Tratamentos estéticos, aulas de oratória, passarela e etiqueta também são essenciais. Ler jornais, estar sempre informada, tudo isso é importante na preparação”, complementa Sampaio, que fez cursos de marketing pessoal, produção de moda e consultoria de imagem, que o ajudam na preparação das misses.

Início

Miro conta que sempre gostou de moda e concursos de beleza. “Acompanho os concursos desde sempre. Sempre que possível eu estava presente nos concursos. Em 2009, eu estava em São Paulo no Miss Brasil Universo, e a coordenadora do Miss Amazonas Universo (Márcia Meirelles, na época) me convidou para fazer parte da equipe que prepararia a Miss Amazonas Universo 2010. Foi quando eu comecei a trabalhar com isso”, conta ele.

Saiba mais

As inscrições para o Miss Mundo Amazonas estão abertas para meninas da capital e do interior. Elas podem ser feitas pelo Instagram @missamazonasoficial e pela fanpage Miss Mundo Amazonas. A candidata precisa ter de 17 a 26 anos; 1,68 cm de altura mínima; não pode ser casada ou divorciada; não pode ter filhos ou estar grávida; e não pode ter feito fotos ou vídeos com nudez. Não há taxa de inscrição.

Mudança da mulher e das misses

"O papel da mulher na sociedade mudou ao longo dos anos e essa adaptação no perfil das misses é um processo natural. Antes elas não podiam ter tatuagens por exemplo, o que hoje não é mais um impedimento. A miss além de referência de comportamento, precisa estar engajada em causas sociais, mas também realiza muitos trabalhos como modelo, por isso essa necessidade de um perfil mais próximo do que a moda valoriza. Discordo quanto ao ter expressão congelada... a miss precisa ter simpatia, carisma e saber se comunicar. A atual Miss Universo (Pia Wurtzbach), por exemplo, tem 1.70 cm e  um corpo mais curvilíneo mas se destacou por ser uma mulher bela, segura, articulada e inteligente. Uma miss é uma referência de beleza, comportamento e, acima de tudo, atitude. Antes elas sonhavam em ser miss. Hoje elas querem conquistar o mundo" (Miro Sampaio, preparador de misses)

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.