Publicidade
Entretenimento
Vida

Amazonense quer levar boi-bumbá para Nova York

Asessor dos organizadores da “Brazilian Week”, Shalom Benchimol levou conterrâneos para expor nos EUA 05/09/2013 às 13:15
Show 1
Shalom Benchimol em frente à galeria que recebeu a “Lavagem Expo Brazil”
rosiel mendonça Manaus

Evento que abriu oficialmente a Semana do Brasil em Nova York, no mês passado, a “Lavagem Expo Brazil” deste ano recebeu trabalhos de dois artistas amazonenses, o artista plástico Euros Barbosa e o fotógrafo Manuel Eduardo. O intercâmbio foi possível graças ao produtor cultural (também amazonense) Shalom Benchimol, assessor pessoal dos organizadores da “Brazilian Week”, Edilberto Mendes e Silvana Magda, e responsável pela curadoria das obras que representariam as artes do Estado.

Uma releitura pop do Teatro Amazonas e registros fotográficos da região foram os trabalhos selecionados para a exposição, que aconteceu paralelamente às atividades externas que todos os anos arrastam milhares de brasileiros e nova-iorquinos para as ruas da Big Apple. Os trabalhos dividiram espaço com criações de artistas de outros cinco estados brasileiros que receberão jogos da Copa de 2014.

“A ‘Brazilian Week’, que culmina com o ‘Brazilian Day’, tem uma vocação para dar visibilidade não apenas às grandes estrelas nacionais, mas também aos talentos que nascem em cada região do País”, explica Benchimol. “Os Tucumanus tocaram aqui no ano passado e até hoje o Edilberto fala da banda. Ele ama tudo que vem do Amazonas. O evento é uma vitrine para o mundo, e os amazonenses são sempre bem-vindos”, completa.

Projetos
Inspirado pelo sucesso que os bonecos de Olinda fizeram na festa brasileira deste ano, Benchimol gostaria de ver os bois de Parintins brincando no palco de uma próxima edição da “Brazilian Week”. Segundo ele, a ideia já foi apresentada aos organizadores.

“Também queremos que o Amazonas tenha um estande próprio, a exemplo de outros Estados, para que possamos apresentar as nossas riquezas ao mundo”, adiantou Benchimol, que também se dedica à música e teve uma de suas composições, “Artilheiro do bem”, lançada durante a Lavagem da Rua 46.

Festa, samba e sertanejo
Reunidos para festejar a cultura brasileira no exterior, mais de um milhão de pessoas passaram pela 29ª edição do Brazilian Day, no último domingo, dia 1º de setembro. O evento contou com apresentação de Serginho Groisman e teve shows de Zeca Pagodinho e Gusttavo Lima.

Publicidade
Publicidade