Publicidade
Entretenimento
Artes

Amazonense vence concurso nacional de desenho e vai representar o Brasil nos EUA

O acadêmico amazonense Alef Vernon disputou o prêmio máximo do Red Bull Doodle Art com mais 19 artistas universitários 10/05/2017 às 05:00
Show b0310 20r
(Fotos: Reprodução)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Depois de seus desenhos figurarem nos Instagram’s de celebridades internacionais, o universitário amazonense Alef Vernon teve um de seus trabalhos premiado pelo concurso Red Bull Doodle Art, promovido pela marca Red Bull. O acadêmico de designer se sagrou campeão da disputa após o seu desenho competir com as criações de 20 candidatos de todo o País, e ser escolhido por uma equipe de jurados técnicos. Como vencedor, ele ganha a oportunidade de representar o Brasil na final mundial do concurso, em junho de 2017, nos Estados Unidos.

O amazonense afirma que ficou sabendo do concurso muito “por acaso”. “Eu fiquei sabendo de um concurso de doodles [desenhos] na minha faculdade. E resolvi participar... Fiz um desenho e enviei pro site do concurso”, pondera ele. Depois de alguns dias, foram publicados no site do concurso todos os desenhos enviados de todos os universitários participantes do Brasil, totalizando mais de 3 mil. “Os 20 mais votados [pelo público] iriam pra final em São Paulo”, afirma ele. A referida final aconteceu no último dia 6 de maio. 

Votos

As votações populares duraram três dias, e o universitário pediu a ajuda dos amigos, familiares e seguidores nas redes sociais. Tamanho esforço rendeu a ele o 6º lugar. “Fui chamado para o evento em São Paulo, onde estariam os outros 19 finalistas com os desenhos mais votados, e iríamos aproveitar um dia com atividades, workshops e palestras, todos voltados para arte e ilustração. E no final do evento, foi anunciado o vencedor do concurso, que para minha surpresa fui eu”, declara ele.

Dos 3 mil universitários inscritos e dos 20 mais votados, os avaliadores escolheram o desenho de Alef para representar o Brasil na final mundial, com os vencedores dos outros países participantes. “Como o tema do concurso era ‘doodles’, eu usei essa técnica, na qual o desenho deve possuir uma estética mais composta, completa. Utilizei essa técnica de ‘doodle’ unida ao meu traço e estilo pessoal, feito com marcadores”, explica o jovem.

‘Autorretrato’

Na ilustração, Alef desenhou a si mesmo em um avião de papel segurando um lápis, Da ponta do lápis saem vários desenhos relacionados à Região Norte: guaraná, peixes, cuia de tacacá, penas, boto, a Iara e até a cúpula do Teatro Amazonas. “Tô muito feliz, porque eu enchi meu desenho de elementos relacionados a Manaus. Ter sido o ganhador e poder representar o Brasil em outro país, com algo relacionado à arte me enche de felicidade. O sentimento é só alegria, felicidade e responsabilidade também”, celebra ele.

Concurso

O Red Bull Doodle Art é um concurso que premia os melhores rabiscos do mundo. O concurso é voltado para universitários. O representante brasileiro vai competir com mais de 40 desenhistas do mundo todo. "Doodle" é um estilo artístico usado para denominar um desenho feito quando a pessoa está tomada por distração, ou quando o faz por acaso. A palavra traduzida em português significa “rabisco”. Os desenhos, muitas vezes simples, podem ter aparência conceitual, apoiando-se em uma estética mais 
abstrata.

Nas redes sociais das estrelas

Não é a primeira vez que os desenhos de Alef estão sob os holofotes: as cantoras Lady Gaga e Rihanna compartilharam em suas contas pessoais do Instagram ilustrações do artista, em que ele retratava imagem das duas, e, consequentemente, as marcava. Em fevereiro de 2016, Vernon reproduziu a imagem de Lady Gaga cantando no SuperBowl, e ela compartilhou a imagem para o público. Já em abril do mesmo ano, foi a vez de Rihanna publicar a sua versão ilustrada, feita pelo estudante.


 


 

Publicidade
Publicidade