Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
INTERNET

Amazonenses lançam rede social com novo conceito de compartilhamento de imagens

Lançado há três meses, aplicativo "Another You" permite que conteúdo do seu álbum de fotos seja feito exclusivamente por outros usuários



SCIMS2627.JPG Rede social foi criada pelos amazonenses Alícia Renovato, Daniela Gomes e José da Silva (Foto: Márcio Silva)
26/07/2018 às 14:31

Em tempos de selfies, o narcisismo e o individualismo andam de mãos dadas. Na internet do século XXI, o que se vê é uma obsessão por registrar o fútil, reflexo de uma crescente busca por curtidas, seguidores e algum status que até hoje não se sabe ao certo o quanto vale. Na contramão dessa realidade, os amazonenses Alícia Renovato, Daniela Gomes e José da Silva resolveram desafiar a lógica e mudar a perspectiva dos fissurados pelas redes sociais. Juntos, criaram o Another You, uma rede social que traz como proposta principal um novo conceito de compartilhamento de imagens.

No Another You não existe espaço para fotos produzidas estrategicamente, prática comum em outras plataformas já consolidadas na internet. Por lá, o conteúdo do seu álbum de fotos é feito exclusivamente por outros usuários. São eles quem decidem o que as pessoas irão ver no seu mural. A ideia no primeiro momento pode causar certo espanto, mas existe um controle do usuário, que tem o direito de aprovar ou não as fotos enviadas antes de ficarem expostas na rede.

A grande sacada do aplicativo, lançado no mês de abril deste ano e por enquanto disponível apenas para o sistema iOS – o lançamento para usuários Android será em setembro -, é trazer o espontâneo, resgatar momentos nostálgicos ou qualquer tipo de registro que remeta ao outro. É literalmente se ver sob o olhar das outras pessoas, sem falsas impressões. 

“A intenção é acabar com aquele individualismo das redes sociais, com várias selfies da pessoa se mostrando como ela quer ser e não como ela é, além, claro, de gerar interação porque é uma rede social que não funciona sem outra pessoa. É uma interação nesse mundo digital onde as pessoas dizem que estão cada vez mais se isolando”, explica Daniela.

Funcionalidade

 A nova rede social traz um design simples, porém arrojado e de fácil assimilação para novos usuários. Basta um rápido passeio pelo aplicativo para entender seus recursos principais. Ao baixá-lo, é necessário criar uma conta – ou usar sua conta de Facebook já existente -, escolher nome de usuário e foto de perfil. Pela linha do tempo, a princípio o usuário encontra publicações de pessoas aleatórias, tendo a opção de adicioná-las como amigas ou procurar amigos específicos através da barra de pesquisa.

Segundo Daniela, a intenção da equipe é de aprimorar os recursos aos poucos, conforme as necessidades dos usuários. Dentre outras particularidades do aplicativo, é possível interagir por meio de comentários, além de favoritar e ver quantas pessoas visualizaram a publicação. “Você não sabe quem visualizou, você sabe qual foi o alcance”, explica. “Mas quando você recebe a notificação dizendo a quantidade de visualizações, ele entrega apenas a última pessoa que viu, então às vezes a pessoa por curiosidade entra só pra ver quem foi essa última pessoa”, conta José, aos risos.

Recompensa

Atualmente, o Another You conta com pouco mais de 700 usuários em seus três meses de lançamento. O projeto, que vem sendo desenvolvido desde janeiro de 2017, fez com que o trio saísse da zona de conforto e se aprimorasse em áreas bem distintas das que planejavam – Alícia e José são designers e Daniela é estudante de Direito. 

A recompensa do esforço se consolidará no mês de setembro, quando Daniela irá aprimorar o projeto no Vale do Silício, nos Estados Unidos, local onde estão reunidas as maiores empresas de tecnologia do mundo. “Inscrevi o aplicativo em um curso e fui aprovada. No final, vamos ter a oportunidade de apresentar o projeto para investidores de lá. Foi um ano de tanto trabalho, mas valeu a pena. A gente teve muita oportunidade pra desistir, mas seguimos em frente e estamos colhendo os frutos disso”, finaliza Daniela.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.