Publicidade
Entretenimento
Vida

Amazonia Wine Meeting reúne apreciadores e especialistas de vinhos em Manaus

A ideia é fazer esse evento de maneira perene, com nossos exportadores, produtores de vinho e, a cada ano, apresentar rótulos novos ou consagrados de safras novas 12/10/2013 às 19:33
Show 1
Entre os especialistas que vão participar do encontro está Mário Neves, filho do fundador da Aliança Vinhos de Portugal
Lucy rodrigues Manaus, AM

Produtores, representantes de vinícolas, enólogos e enófilos têm encontro marcado na próxima semana em Manaus, na terceira edição do Amazonas Wine Meeting. A cada ano, o evento se renova, apresentando degustação de rótulos exclusivos, atividades culturais e gastronômicas, além da troca de conhecimento com especialistas nacionais e internacionais.

Nesta edição, marcada para acontecer na próxima sexta-feira, 18, a partir das 19h30, no estande de vendas do condomínio Reserva Inglesa, na Ponta Negra, serão mais de 100 rótulos em degustação, pertencentes a 17 vinícolas do Brasil, Argentina, Chile, Portugal, Espanha, França e Itália. 

“A ideia é fazer esse evento de maneira perene, com nossos exportadores, produtores de vinho e, a cada ano, apresentar rótulos novos ou consagrados de safras novas. O vinho modifica a cada safra e com o tempo, mesmo de um ano pro outro, ele evolui. Por isso, vamos trazer esses especialistas aqui pra conversar com enófilos e proporcionar essa interação”, explica o idealizador do evento, sommelier e proprietário da importadora Nossa Senhora de Fátima, Joaquim Nogueira.

Especialistas e rótulos

Entre os especialistas que vão participar do encontro está Mário Neves, filho do fundador da Aliança Vinhos de Portugal. Ele vai destacar os rótulos: Quinta dos Quatro Ventos Reserva Douro 2007;    Aliança Particular Dão 1997 (em garrafas MAgnuns de 1,5 l) e o Neves Merlot Reserva Bairrada 2009, este último um tinto produzido em pouquíssimas garrafas e que é uma homenagem a seu pai e fundador da Aliança, Nelson Neves.

“Além do Nelson, que veio em encontros anteriores, teremos outros dois expoentes mundiais do mundo dos vinhos, a Wine  Ambassador, Carolina Rivera, da Vinícola Taparacá, que vem pela primeira vez em Manaus para apresentar sua tradicional e clássica linha de Gran Reservas e também o competente sommelier internacional da Salton, Vinicius Santiago, que mostrará a qualidade e nova apresentação de seu Reserva Ouro Brit e de um espumante ícone, o Salton Gerações Brut, em homenagem aos patriarcas italianos fundadores da casa no século 19”, adiantou Nogueira.

Cultura e gastronomia

O evento terá um toque gourmet com participação do chef  Hindrigo Lorran, da Bottarga Gold de Santa Catarina, que apresentará novas experiências em finger food.

Além disso,  como atração musical, harmonizando com a atmosfera do ambiente, a banda All That Jazz, comandanda por Humberto Amorim.

Os ingressos para o evento são limitados e já estão sendo vendidos por meio do site da Panificadora Nossa Senhora de Fátima.

Para Nogueira, a cultura enogastronômica está cada vez mais forte na capital amazonense e só tende a crescer. “Não há mais o mito de que o vinho não é adequado ao clima quente. Em Manaus as pessoas consomem em ambiente climatizado e, mesmo no calor, há vinhos adequados, mais leves brancos e espumantes. Você pode estar na piscina ao ar livre e beber um bom espumante. Em geral esse mito vem mudando no Brasil inteiro”, complementa.

Publicidade
Publicidade