Quarta-feira, 19 de Junho de 2019
Vida

Amor de mãe influencia filhas a cozinharem

Duas personalidades amazonenses ligadas à gastronomia, com mães dentro destes perfis opostos, falam como suas genitoras lhe inspiram na cozinha até mesmo quando elas não tinham essa intenção.



1.jpg Salmão grelhado ao pesto da chef Selma Reis
02/05/2015 às 15:37

As memórias marcadas pelo saboroso cheiro de comida caseira geralmente estão ligadas a uma figura em particular. Mãe. Ela tem essa capacidade de transformar suas receitas - mesmo simples, mesmo que na pressa - em algo maravilhoso. Até as nem tão chegadas assim à arte de cozinhar conseguem se superar quando querem. Duas personalidades amazonenses ligadas à gastronomia, com mães dentro destes perfis opostos, falam como suas genitoras lhe inspiram na cozinha até mesmo quando elas não tinham essa intenção.

Em seu programa televisivo, a apresentadora Norma Araújo já cozinhou os mais diversos quitutes com os mais variados ingredientes e técnicas. Mas o que a Manazinha gosta mesmo é das comidas feitas por sua mãe, Denise Araújo. Segundo Norma, elas carregam consigo o sabor original das receitas de outrora. Simples e deliciosas.

“Hoje em dia há muitas formas de se cozinhar, materiais modernos que fazem de tudo. Você pode até fazer uma torta maravilhosa, mas quando come não tem gosto de nada. O sabor original se perde”, analisa a apresentadora, comparando com a cozinha de sua mãe.

Uma das receitas mais gostosas de D. Denise é o manjar branco, que segundo Norma, não há igual. “Ela trabalha com os produtos originais”, adianta.

Empurrãozinho

Se o jeito simples de D. Denise cozinhar influenciou sua filha, pode-se dizer que a mãe da chef Selma Reis também lhe inspirou - mas não de forma tão tradicional. Sua mãe, Josefa dos Reis (o nome Zefinha Bistrô é em sua homenagem) não é afeita à cozinha e sempre pediu que as filhas cozinhassem bastante.

“Ter nascido em uma família grande fez a mim e as minhas irmãs virarmos cozinheiras. Apesar de não gostar do ofício da cozinha, mamãe mandava ‘que só’! Até hoje reclamo que meus ‘braços de tacacazeira’ devem-se as dezenas de bolos e claras que ela me fazia bater”, recorda.

Pela proximidade do Dia das Mães, Selma Reis quis dividir com o VIDA & ESTILO uma receita que sua mãe adora: salmão. Já Norma Araújo e D. Denise fizeram o seu famoso manjar branco. Confira!

Receita Fácil 1

Manjar branco

Ingredientes

2 latas de leite condensado;

Leite líquido (a mesma medida de leite condensado);

200 ml de leite de coco;

1 xícara de amido de milho;

1 lata de creme de leite;

200 gramas de coco ralado;

Ameixas em calda a gosto

Preparo

1. Dissolva o amido de milho no leite liquido.

2. Em seguida adicione os outros ingredientes e leve ao fogo, mexendo até engrossar.

3. Depois de engrossar adicione o creme de leite e misture bem.

4. Despeje o creme na forma molhada com água gelada.

5. Leve a geladeira depois de 12h desenforme, decore com ameixas e sirva.

Receita Fácil 2

Salmão grelhado ao pesto

Ingredientes

Para o salmão: 1 lombo de salmão, 2 dentes de alho, sal e pimenta a gosto, sumo de limão

Para os legumes:50 g brócolis ninja, 50 g couve-flor, 50 g cenoura, 50 g vagem, 1 cebola pequena, Pimenta do Reino e Sal a gosto

Para o Pesto: 1 colher de sopa de azeite, 1 dente de alho bem picado, 50 g castanhas torradas e trituradas (pode ser a castanha da Amazônia, ou a de caju ou amêndoas), 1 colher de chá de salsinha picada

Preparo

1. Tempere os lombinhos de salmão com sumo de limão, sal e pimenta.

2. Leve-os a grelhar numa frigideira antiaderente, sem juntar azeite pois a gordura do peixe é suficiente.

3. Para o pesto, aqueça o azeite em uma frigideira e frite o alho sem deixar queimar, junte a castanha picada e deixa mais 2 minutos.

4. Em seguida, desligue o fogo e acrescente a salasinha.

5. Para os legumes, cozinhe rapidamente (cerca de 5 minutos) o brócolis, a couve-flor, a cenoura e a vagem e escorra.

6. Em uma frigideira antiaderente coloque com a cebola picada e um pouco de azeite, deixe cozinhar um pouco sem refogar, colocando logo de seguida os pedaços da cenoura, os brócolos, a couve-flor e o feijão verde.

7. Deixe saltear um pouco até ficarem moles, mas sem cozinharem demasiado.

8. Tempere com sal e pimenta do reino.

Receba Novidades


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.