Publicidade
Entretenimento
Vida

Ana Cláudia Jatahy inaugura exposição em Manaus nesta quarta-feira

Seleção de imagens ajuda a contar por onde fotógrafa amazonense já passou em mais de 20 anos de carreira 12/11/2013 às 10:38
Show 1
Ana Cláudia Jatahy fotografa desde os 15 anos de idade
Rosiel Mendonça Manaus, AM

Uma perspectiva dos mais de 20 anos de carreira da fotógrafa amazonense Ana Cláudia Jatahy poderá ser conferida na exposição “O Caminho do Olhar”, que inaugura o projeto “Art at Florense”, encabeçado pelo Grupo Vitor Souza na loja da rua João Valério, 540, Vieiralves.

A abertura da mostra acontece nesta quarta (13), a partir das 19h, e o público poderá conferir os trabalhos a partir de quinta-feira, dia 14, até o início de dezembro. Todas as fotografias estarão à venda e o valor de uma das obras será destinado a uma instituição filantrópica.

A seleção conta com 30 fotos nos mais variados tamanhos, de 30x40cm a 2x1,20m. A ideia, segundo Ana Cláudia, era fazer uma retrospectiva da sua carreira na fotografia – os primeiros cliques vieram quando ela tinha apenas 15 anos de idade.

“As fotos que escolhi para a exposição passeiam por várias situações, dos registros macro aos aéreos. Observo o natural e o arquitetônico de forma harmoniosa”, explica a fotógrafa, detalhando as diferenças que podem ser percebidos entre uma fotografia e outra, como o contraste entre os arranha-céu da cosmopolita Nova York e a simplicidade da casa do caboclo amazônico.

Além do Grupo Vitor Souza, “O Caminho do Olhar” conta com o apoio da Ellus, Hering, Morena Modas, Luanjo, Fast Frame e A CRÍTICA.

Experiências
Segundo Ana Cláudia, algumas das fotografias da exposição têm cerca de 20 anos, enquanto outras já foram premiadas fora do País. Da safra mais recente, estão os cliques feitos na Big Apple e durante a seca do ano passado, a maior já registrada no Amazonas.

“Todos os dias, cada fotografia que faço me traz uma nova experiência. Durante esses anos de carreira, tive a oportunidade de conhecer vários cantos do mundo e ampliar minha vivência pessoal.

Além disso, tem sido gratificante mostrar a Amazônia de um modo muito peculiar”, conta. Segundo ela, o que mais a fascina atualmente nessa área é potencialidade que a fotografia adquire com uma maior rapidez de transmissão e veiculação. “É possível passar a informação num estalar de dedos”.

Ana Cláudia Jatahy é formada em Jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro e atua como repórter fotográfica desde 1987. Já fez trabalhos para revistas como Manchete, Veja, Isto É e Época, além de veículos como Folha de S. Paulo, Estadão e Daily Post. Desde 2009, tem participado de exposições na Artexpo, em Nova York, Maksoud Plaza, em São Paulo, e Brazilian Group, em Portugal.

O que é: Mostra “O Caminho do Olhar”

Onde: Loja Florense, rua João Valério, 540, Vieiralves

Quando: A partir de quinta-feira, dia 14

Publicidade
Publicidade