Publicidade
Entretenimento
Vida

Anime, fantasia e rock em foco no 1º Encontro de Cultura Pop

Cultura pop é tema de mostra na Galeria da Universidade Federal de Amazonas (GAU) que acontece nesta quinta (11) e sexta-feira (12) 09/06/2015 às 13:50
Show 1
Os criadores da webcomic Alice in Badland (foto) estarão no evento para divulgar a obra e fazer uma performance inspirada nela
Lucas Jardim Manaus (AM)

A Galeria da Universidade Federal do Amazonas (GAU) organiza, nesta quinta (11) e sexta-feira (12), o 1º Encontro de Cultura Pop, evento que reúne diversas expressões artísticas que dialogam com o universo das HQs, animes e séries de TV.

“Percebemos que havia muita gente na cidade trabalhando com grafite, HQ e outros formatos pop. Ao ver essa riqueza artística, bem como a dificuldade que essas pessoas têm de divulgar seu trabalho, resolvemos fazer a mostra”, disse Kasmin Biscaro, coordenadora da GAU.

Segundo ela, isso é um movimento que vem se desenvolvendo organicamente dentro do Departamento de Artes da Ufam. “Temos disciplinas que dialogam bem com cultura pop, como a de serigrafia, as de desenho e mesmo na de cerâmica, temos alunos trabalhando com toy art”, explicou Kasmin.

Dentro desse ambiente, desenvolve-se projetos como o do grupo Animeniac Xmao, um grupo de seis autores e ilustradores que produzem arte que dialoga com o universo dos animes e da cultura pop oriental em geral. 

“Focamos nisso, claro, mas não estamos restritos a isso. Uma de nossas obras referencia Edgar Allan Poe, por exemplo”, explicou o ilustrador Luiz Andrade, um dos seis integrantes do coletivo. Além de expor seus trabalhos na mostra, eles também divulgarão dois fanzines: O Livro Vermelho, uma coletânea de cinco contos de terror, e Mundos de Ana, que tem conteúdo infantil.

Já Thiago Atroch, outro expositor, faz arte que evoca o estilo de estrelas do rock, como David Bowie. “Meu estilo envolve pintura e colagem, sempre com muita cor”, disse Thiago.

Multimídia

A equipe de quatro desenhistas responsáveis pelo webcomic Alice in Badland também estará no evento divulgando o trabalho, que continua sendo publicado na internet e atualmente está com o primeiro capítulo sendo comercializado em formato e-book.

“A obra se inspira na versão original de Alice no País das Maravilhas, mas com uma orientação mais adulta, mantendo os elementos de fantasia e de nonsense, que estão presentes na obra de Carroll”, explicou Tamie Gadelha, um dos realizadores.

No evento, o webcomic, que já existe há dois anos, irá além dos desenhos e será apresentado em um formato performance, com mais de 15 artistas participantes, reforçando o caráter multimídia da mostra.

Segundo Kasmin, o Grupo Pombal também apresentará uma performance, intitulada Vales do Mikamuora, e haverá uma mostra de curtas de animação que acontecerá durante todo o encontro. 

Ela também informou que a DJ Naty Veiga tocará durante as tardes do evento, trazendo um set especial focado no estilo 8-bit (estilo que remete às trilhas sonoras de videogames antigos) e que o show de encerramento, que acontecerá a partir das 18h de sexta, contará com os artistas AB Groove e Boca de Velha.

Publicidade
Publicidade