Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019
Vida

Aniversário de 70 anos de Bob Marley é celebrado pelo mundo

Lançamento de CD/DVD inédito, show e filmes especiais marcam as comemorações do aniversário de 70 anos da lenda do Reggae



1.jpg O cantor de reggae Bob Marley morreu em 1981
06/02/2015 às 10:03

Na semana em que a lenda Bob Marley completa 70 anos, novidades, lançamentos e homenagens são anunciados no Brasil e no mundo. O mais importante deles, um CD/DVD inédito, “Bob Marley and the Wailers Easy Skanking in Boston 78” teve lançamento anunciado para 17 de fevereiro, nos EUA. No Brasil, o material deve chegar em abril, pela Universal Music.

A gravação, mantida até então só no arquivo da família, foi feita por um fã que filmou dois shows sentado em fileira próxima ao palco. Amador, o registro precisou de um toque criativo para ser comercializado. Em função da troca dos rolos de fita, alguns períodos de show foram perdidos -o áudio, porém, é constante. Os buracos receberam animações.



Enquanto essas novidades não chegam por aqui, os fãs de Bob matam a saudade lembrando suas trajetória por meio de show, músicas e vídeos.

Uma boa opção é assistir o canal de TV por cabo Bis, que exibe hoje (dia do aniversário do Rei do Reggae), a partir das 19h, no programa Palco Principal um show especial gravado no Rio de Janeiro em que a cantora Céu canta as músicas de “Catch A Fire”, clássico disco lançado em 1973 por Bob Marley and The Wailers.

O show apresenta as músicas na sequência em que foram originalmente gravadas e com o mesmo arranjo. Entre elas, “Concrete Jungle”, “Stir It Up” e “No More Trouble”.

No sábado, 07, às 18h30, é a vez do BIS exibir o documentário inédito “Legend”, que mostra a história por trás da produção do álbum homônimo.

Também para relembrar a trajetória e comemorar o aniversário do músico, o canal Reggae (469) da TV via satélite SKY traz os hits do astro jamaicano, como “No Woman, No Cry”, “Get Up, Stand Up” e “Redemption Song”, no Especial Bob Marley. De 1º a 15 de fevereiro, às 10h, 15h e 21h.

Shows

Expoente do reggae no Brasil, a banda carioca Ponto de Equilíbrio anuncia uma turnê no verão para reverenciar o Rei do Reggae.

A turnê “Bob Marley 70 Anos” vai lembrar diferentes fases da carreira de Marley, com os arranjos originais. O próximo show da banda será neste sábado, 7, no Circo Voador (RJ).

“Get Up Stand Up”, “Redemption Song” e “One Love” são alguns dos hits do jamaicano que estarão no repertório. “O Ponto não vai esquecer seus fãs e clássicos do grupo também farão parte do set como ‘Aonde Vai Chegar’, ‘Árvore do Reggae’, ‘Vila Isabel’ e ‘O que eu Vejo’”, anunciou a assessoria de imprensa da banda. O cenário será do artista plástico e cenógrafo Fabio Ema, com projeções que lembrarão a vida e obra do maior mito rastafari de todos os tempos.

Lenda viva

Bob Marley passou sua infância e adolescência na pobreza em Nine Miles, sua cidade natal, e depois no subúrbio de Trench Town, em Kingston, onde desenvolveu seus dotes musicais, começando a gravar seus primeiros singles. No mesmo local, em 1963, se uniu à banda The Wailers.

Três anos depois, se casou com Rita Anderson, sua viúva na atualidade. Neste ano, o imperador da Etiópia e “messias” do rastafári, Halie Selassie 1º, visitou a Jamaica, marcando profundamente a vida de ambos, que decidiram adotar essa religião. De acordo com o biógrafo de Marley, Chris Salewicz, toda a família de Bob Marley está “orgulhosa de seu legado”, que incluiu o disco “Legend” (1984), uma coletânea póstuma que se tornou o álbum mais vendido da história do reggae.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.