Publicidade
Entretenimento
Vida

Aniversário de Chico Buarque é celebrado por fãs em Manaus

Ainda que a proposta de um aniversário sem a presença do aniversariante fosse um tanto inusitada, a ideia de promover uma festa onde só tocasse Chico Buarque animou o professor Raimundo Nonato de Oliveira e os então estudantes de contabilidade Antônio Glória e Rezende, todos apaixonados pelas canções do músico carioca e um dos maiores nomes da MPB 19/06/2013 às 09:00
Show 1
Chico Buarque faz 69 anos nesta quarta (19) e recebe homenagens que vão de festas entre amigos a apresentações artísticas na cidade
Felipe de Paula Manaus, AM

Foi a partir de um bate-papo entre estudantes e professores universitários sobre música popular brasileira em uma mesa de bar que surgiu a ideia: celebrar o aniversário do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, comemorado nesta quarta-feira, dia 19 de junho.

Ainda que a proposta de um aniversário sem a presença do aniversariante fosse um tanto inusitada, a ideia de promover uma festa onde só tocasse Chico Buarque animou o professor Raimundo Nonato de Oliveira e os então estudantes de contabilidade Antônio Glória e Rezende, todos apaixonados pelas canções do músico carioca e um dos maiores nomes da MPB.

Porém, como alguns podem ter se adiantado em pensar, não se tratava de um mero devaneio etílico entre amigos. Prova disso é que hoje, bem depois da tal conversa, a celebração caminha para sua sétima edição e já é esperada no ciclo de amizades de Raimundo Nonato, anfitrião e principal entusiasta da festa.

“Apesar de nunca o ter conhecido pessoalmente, o Chico me influenciou muito, fez parte da construção do meu caráter e da minha posição política”, explica Nonato, que todos os anostraz uma novidade para os freqüentadores da festa.

“Esse ano nós produzimos um slide (documento em Power Point) para mostrar como foram os anos anteriores e vamos fazer o sorteio de camisas da festa para os participantes”, garantiu o idealizador.

Além disso, a festa conta com os tradicionais comes e bebes e a decoração inspirada na trajetória do músico brasileiro, com fotografias e matérias de jornais e revistas recortadas enfeitando as paredes da casa. É claro que, como toda festa de aniversário, não haveria de faltar o bolo e a hora do parabéns. “Temos uma colega, a Suani, que todos os anos faz um bolo”, diz o contador, que recebe a cada ano, no dia 19 de junho, um grupo de amigos formado por funcionários públicos, jornalistas, políticos, contadores, entre outros, na já tradicional “Festa do Chico”.

Biografia

Francisco Buarque de Holanda nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1944. Autor de uma extensa obra, cantou em sua músicas a realidade do povo brasileiro, a posição da mulher na sociedade, a malandragem do Rio de Janeiro, entre outros temas que influenciaram fortemente várias gerações da música e da cultura brasileira. Também escreveu peças, como “Gota D’Água” e “Ópera do Malandro” , sucessos de público e crítica e obras literárias, como o livro infantil “Chapeuzinho Amarelo” e os romances “O Estorvo” e “Budapeste”.

Homenagem com tacacá

Ainda em comemoração aos 69 anos de Chico Buarque, o já tradicional Tacacá na Bossa, que acontece todas as quartas-feiras no Tacacá da Gisela, no Largo São Sebastião, Centro, terá hoje a edição especial em homenagem ao autor de “A Banda”, “Geni e o Zepelin” e “Vai passar”.

A partir das 18h30, o premiado músico Gil Valente e seus convidados subirão ao palco para interpretar as célebres canções que marcaram época e se tornaram símbolos de mais de uma geração. A cantora amazonense Felicidade Suzy, que atualmente vive fora do país, está em Manaus e também confirmou sua presença no palco do Tacacá na Bossa, a partir das 19h30.

Após o show da intérprete, que também deve cantar músicas de Chico Buarque, haverá mais uma sessão de canções do artista carioca até às 20h30.

Mas a programação “buarquiana” não para por aí. Até o fim da semana, o mesmo Tacacá na Bossa deve exibir, sempre a partir das 18h30, filmes, documentários e musicais que tenham Chico Buarque como figura central. “Vamos ter uma semana inteira de Chico, filmes, vídeos e entrevistas”, disse Joaquim Melo, do Tacacá na Bossa.

Destaque


Todos os anos, no dia 19 de junho, data do aniversário de Chico Buarque, o contador e professor universitário Raimundo Nonato de Oliveira recebe amigos em sua casa para fazer uma homenagem ao ídolo da MPB, que no ano que vem completa 70 anos. “Já estamos pensando no ano que vem. Vai ser uma grande festa!”.

Virtuose

Autor de clássicos como “A Banda” e Trocando em Miúdos”, Chico Buarque também é dramaturgo e escritor e já ganhou um Jabuti, o maior prêmio da literatura brasileira.

Serviço

o que é: Homenagem a Chico Buarque no Tacacá na Bossa com Gil Valente e Felicidade Suzy

onde: Tacacá da Gisela - Largo São Sebastião, Centro

Quando: Nesta quarta (19), a partir das 18:30 e até às 20:30h

Publicidade
Publicidade