Publicidade
Entretenimento
Vida

Aperitivo regional: dadinhos de tapioca em duas versões

As receitas são assinadas pelo chef paulistano Rodrigo Oliveira e pela arquiteta amazonense Débora Ruiz  20/02/2016 às 09:17
Show 1
Na versão de Rodrigo o dadinho são fritos ao final,e ele sugere um molho de pimenta agridoce para acompanhar
Lídia Ferreira Manaus (AM)

Essa receita  invadiu as publicações impressas, os blogs e o youtube, de Norte a Sul no País. Inspirada na culinária nordestina, o dadinho de tapioca estão desde o cardápio dos resturantes sofisticados às mesas de muitas famílias. Prática e fácil, o PORTAL A CRÍTICA apresenta duas versões para quem quer cozinhar e saborear o aperitivo: uma do chef paulistano Rodrigo Oliveira e outra da arquiteta amazonense Débora Ruiz. 

A criação da receita leva assinatura do premiado Rodrigo Oliveira, considerado um dos 100 chefs mais influentes do Brasil. É nas cozinhas do Mocotó e Esquina do Mocotó, restaurantes de São Paulo,  que ele elabora, há mais de 10 anos,  receitas criativas inspiradas em suas origens, o sertão pernambucano.

“Temos orgulho do nosso trabalho e dessa repercussão, mas não nos deslumbramos. A receita para manter uma casa por tanto  tempo tem dois ingredientes: boa comida e hospitalidade. Mesmo parecendo simples, é algo que só se consegue com muita dedicação, talento e, acima de tudo, paixão”, diz o chef que conduz os estabelecimentos ao lado do pai, José  Almeida.

Entre as opções do cardápio do Mocotó, uma das mais comentadas em blogs especializados em gastronomia  está o  dadinho de tapioca. A versão do chef usa como ingredientes a farinha de tapioca em caroço (ou  granulada, como chamam fora de Manaus), leite, queijo de coalho ralado, sal (pode variar de acordo com o queijo) e uma pitada de pimenta-branca moída na hora.

Além disso, na versão dele o dadinho são fritos ao final. Além disso, ele sugere um molho de pimenta agridoce para acompanhar. Inclusive o molho é um sedutor de paladares. Feito com mexerica, que para os amazonenses é a tangerina, a receita também ganhou notoriedade ao ser publicada pelo blog Come-se, da Neide Rigo.

Versão local

Em Manaus, a arquiteta Débora Ruiz virou referência entre as amigas e a família quando o assunto são os dadinhos de tapioca. “É uma receita simples e super prática, mas que tem uns detalhes importantes”, diz. Entre esses “segredos”, ela ressalta o leite que deve ser integral e o tipo de queijo.

“Com queijos amarelos, como mussarela e o prato, os dadinhos ficam moles, não chegam ao ponto”, diz. Por isso, ela recomenda o queijo branco. Mas atenção ao coalho regional: “Geralmente nosso queijo coalho é bem mais salgado, portanto, não uso sal pois ele já tem a quantidade adequada”, avisa.

Outro detalhe é que ela não frita e sim coloca no forno. “Fica com o mesmo sabor, é só deixar bem douradinho, fica uma delícia. Sempre sirvo com duas opções de geléia, uma com pimenta e outra doce”, conta. 

Receita fácil

Dadinho de tapioca do Chef Rodrigo

Ingredientes

250g tapioca granulada

300g queijo de coalho ralado

500 ml leite quente

8g sal (pode variar de acordo com o sal do queijo)

1 pitada de pimenta-branca moída na hora

Molho de pimenta agridoce para acompanhar

Modo de preparar

1.Misture a tapioca e o queijo ralado e junte ao leite bem quente, mexendo sempre para não formar grumos. 2.  Acrescente os temperos e continue mexendo até a mistura começar a firmar. 3.  Despeje em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar o desenformar) e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 3h. 4.  Corte em cubos e frite por imersão a 170ºC até dourar. 5.  Sirva com molho de pimenta agridoce.

Molho de Mexirica com Pimenta

Ingredientes

100 ml de Tanjal (suco de tangerina concentrado)

20 ml de suco de limão cravo (ou 10 ml de limão tahiti)

Pimenta seca picada a gosto (se tiver uma pimenta defumada vai ficar ainda mais incrível)

1 pedaço de canela em pau

1 pitada de semente de coentro moída

1 pitada de sal

1 colher de chá de polvilho para dar o ponto

Modo de preparar

1.Coloque todos os ingredientes, exceto o polvilho, numa panelinha até levantar fervura.  2. Abaixe o fogo e adicione o polvilho diluido em duas colheres de água. 3. Cozinhe por alguns instantes, até ter um molho espesso, quase como um ketchup. 4. Aí é só esperar esfriar e servir.

Publicidade
Publicidade