Publicidade
Entretenimento
Vida

Após filho desenvolver diabetes, funcionária pública cria serviço com sobremesas diets

Receitas do “No Sugar” são diferenciadas pela ausência do açúcar, afirma Glauria Said. Ao VIDA, ela também ensinou o preparo de dois pratos maravilhosos: Pudim de Tapioca e Torta de Banana Diet. Confira! 21/09/2014 às 19:19
Show 1
Glauria Said revela que faz doces sem açúcar mas cheios de amor
LUCY RODRIGUES Manaus (AM)

O diagnóstico de diabetes tipo 1 do filho André, 15, à época com apenas sete anos, mudou radicalmente a vida da família da funcionária pública Glauria Said. Além de ajudar o filho a se adaptar às necessidades e restrições alimentares impostas pelo tratamento da doença – caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue – outro desafio era encontrar opções de alimentos saudáveis e atrativos ao paladar da criança. Movida pela necessidade e pelo amor de mãe, ela transformou a situação amarga em algo literalmente doce. Assim surgiu o “No Sugar”, serviço de encomendas de doces diets.

“Sempre fiz doces, aquela coisa de casa, sem nenhuma pretensão de ser chef e me especializar. Quando o André estava com sete aninhos, foi diagnosticado com diabetes tipo 1. A partir daí, tudo mudou na vida da família e todos em casa passamos a ter a mesma bandeira”, relembra.

As dificuldades foram muitas, especialmente para encontrar alimentos sem açúcar e que fossem atrativos para a criança.

“Como eu ia dizer para meu filho que ele não poderia comer o brigadeiro, o bolo que tanto gostava? Ele nem tinha maturidade para assimilar o que era a doença e como deveria lidar com isso. Então, a gente foi aprendendo no dia a dia. A partir daí, iniciamos uma busca por esse tipo de alimentação mais saudável, mas esbarramos na falta de opções”, conta.

Alternativa

Cansada de não encontrar variedade e qualidade de sobremesas diet, Glauria começou a produzir ela mesma os doces, pesquisando e aperfeiçoando receitas do dia a dia.

“Com o tempo, meu filho foi ficando enjoado de comer sempre as mesmas coisas, dessa falta de opção. Aí resolvi fazer eu mesma os doces preferidos dele sem açúcar e não rotular. Me perguntavam: ‘O que você ta fazendo?’ Eu respondia: ‘torta de banana, brigadeiro...’ e não falava mais que era diet”.

O sabor e o carinho no preparo das receitas agradou não só a família, como amigos, parentes e colegas de trabalho e, assim, o negócio começou a ganhar forma. Hoje, ela recebe encomendas diárias, por email, Whatsapp (81555354) e Instagram (no_sugar_), e atende a todas pessoalmente, conciliando a agenda do trabalho e do cuidado com a família.

Entre as receitas mais pedidas estão a do Pudim de Tapioca e da Torta de Banana, que são compartilhadas com os leitores de A CRÍTICA. Para o Dia das Crianças, Gláuria está preparando uma série de novos doces diet e mesas especiais. Quem quiser encomendar deve pedir com pelo menos dois dias de antecedência.

“Tento fazer da mesma forma com que faço em casa, para meus filhos e meu marido, com o mesmo carinho, pois sei o quanto é difícil para quem tem diabetes ver todo mundo saboreando e não ter uma opção. Por isso, me preocupo muito com a apresentação dos pratos, com a qualidade dos ingredientes e fiz vários cursos. É muito gratificante quando vejo no olho do meu filho que ele gostou realmente daquela sobremesa. Por isso, não deixo de fazer os doces, pois quero que outras pessoas, assim como ele, possam ter essa alegria”.

Pudim de Tapioca

Ingredientes:

1 lata de leite condensado diet

1 garrafinha de 250ml leite de coco light

100 g de coco ralado sem açúcar

1 litro de leite desnatado

500 g de farinha de tapioca

Modo de preparo:

1. Separe uma parte do leite para deixar a farinha de tapioca de molho para amolecer e reserve.

2. Após, misture todos os ingredientes em uma panela grande e leve ao fogo baixo mexendo até que crie consistência de mingau e comece a desgrudar do fundo da panela.

3. Unte a forma de pudim e coloque a massa.

4. Leve à geladeira de um dia para o outro até gelar.

5. Desenforme e cubra com leite condensado diet e coco ralado.

Torta de Banana Diet

Ingredientes

10 bananas pacovãs

Canela em pó

1 lata de leite condensado diet

2 latas de leite desnatado

1 colher de sopa de amido de milho

4 gemas

8 colheres de sopa de açúcar dietético

4 claras

Modo de preparo:

1. Asse a banana com canela salpicada e reserve.

2. Junte o leite condensado diet, o leite desnatado, as gemas e o amigo de milho em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar.

3. Na batedeira, bata as clares em neve e vá juntando o açúcar dietético aos poucos, até conseguir a consistência de suspiro.

4. Monte a torta com a camada de bananas assadas em baixo, cubra com o creme e enfeite com o suspiro. Depois de montada, leve rapidamente ao forno quente para dourar o suspiro.

Publicidade
Publicidade