Publicidade
Entretenimento
FAZENDO ARTE

Aposentado produz luminárias de réplicas da Torre Eiffel após ver aulas no YouTube

Joel Evaristo, 68, após a aposentadoria foi se distrair e acabou transformando hobby em renda. As torres são feitas a mão e talhadas peça por peça por ele mesmo 06/12/2018 às 16:19
Show ilumin rias agora 5f4ef1aa b9c4 4e2d 98d4 cfa6c93767d7
O aposentado ‘mergulhou’ no mundo do YouTube e teve a ideia de produzir torres Eiffel em PVC e madeira MDF (Foto: Divulgação)
Jamille Santos Manaus (AM)

Muitos julgam a rotina da vida adulta - casa, trabalho, casa - cansativa, tediosa e outros adjetivos mais. No entanto, com o amadurecimento e os hábitos do dia a dia, acabamos acostumados com a nossa rotina. Mas e quando a aposentadoria chega e já estamos habituados com o nosso estilo de vida, o que fazer para fugir do marasmo? Joel Evaristo, de 68 anos, se aposentou e não ficou muito satisfeito com o tempo livre. Foi então que além de descobrir um novo hobby, o aposentado também descobriu uma forma de ganhar dinheiro.

Como? Transformando PVC e madeira MDF em luminárias que são réplicas da Torre Eiffel, uma torre de ferro que é cenário turístico no Champ de Mars, em Paris, e conhecida mundialmente como ícone da França.

De acordo com Joel, tudo começou com o “vício” de assistir vídeos tutoriais no YouTube. Então, com o tempo, surgiu a vontade de produzir tudo o que assistia e Joel resolveu meter a “mão na massa” e transformar materiais de construção em objetos de decoração. “Durante a minha vida profissional eu sempre fui uma pessoa ativa, nunca gostei de ficar parado. Então, quando chegou a aposentadoria, passei a assistir vídeos de arte de PVC e madeira na internet”, explicou ele, que antes trabalhava com administração e fotografia.

O que começou como um passatempo, logo se transformou em algo sério e Joel resolveu que não queria mais ser só telespectador, ele queria produzir. O aposentado comprou todo o material para fazer as luminárias em PVC, que são réplicas da Torre Eiffel, num tamanho médio. “Fui pesquisando e me aperfeiçoando. Sou uma pessoa muito curiosa e se vejo uma coisa interessante na internet, procuro reproduzir”, explicou Evaristo.

No início, as peças eram feitas somente por prazer. A filha dele foi quem abriu os olhos do pai e mostrou que as belas torres poderiam gerar renda. A moça publicava as artes do pai em sua página na internet e despertou o interesse de compradores. “Eu não viso lucro somente, mas quando consigo vender uma peça, eu sinto que estão reconhecendo o meu trabalho e fico muito alegre” disse,  satisfeito.

Com a prática, o aposentado  foi se aprimorando e decidiu investir em equipamento. Hoje,  ele possui uma máquina Router (corte de madeira) e passou também a fazer caneca personalizada quando adquiriu uma máquina de estampas.

Valores e encomendas

As torres são feitas a mão e talhadas peça por peça por ele mesmo. Elas têm média de 70 centímetros de altura e custam R$ 130 feita em PVC e R$ 100 em madeira MDF. Encomendas são feitas pelo telefone: 9 98239-4761.

Publicidade
Publicidade