Publicidade
Entretenimento
Vida

Aposta para o Natal, confeiteira conquista São Paulo com receita de panetone de cupuaçu

Promessa de ser a sensação do Natal foi criada pela chef Giuliana Cupini, criadora de outras iguarias como trufa de açaí com granola e doce de cupuaçu trufado 20/12/2014 às 18:15
Show 1
Panetone "Brasil Brasileiro" foi criado pela chef confeiteira Giuliana Cupini
RAFAEL SEIXAS Manaus (AM)

Delícias características da região Norte estão conquistando o Sudeste em formatos de panetone. As encomendas da chef confeiteira Giuliana Cupini estão a todo vapor na cidade de São Paulo. Para este ano, a novidade é o Brasil Brasileiro. Uma suculenta receita inédita de panetone de frutas cristalizadas com recheio de doce de cupuaçu e brigadeiro trufado branco com doce de leite. A tampa é coberta com chocolate brasileiro Mendoá 70% cacau e crumble de castanha-do-Brasil e cumaru – semente da Amazônia.

Ao fazer um trabalho em Belém, Giuliana aproveitou a estada para conhecer frutas regionais. “Já usava o cumaru para fazer uma geleia, mas comecei a fazer alguns testes com bacuri, taperebá e açaí para saber como daria para harmonizá-los. Fiz um caramelo com cumaru e castanhas brasileiras e uma trufa de açaí com granola. Também elaborei um docinho de cupuaçu trufado. Foi a minha estreia e vi que esses doces começaram a fazer sucesso”, disse a paulistana, que já participou de diversas competições de chocolate fora do País.

Características

O primeiro contato da chef com o cupuaçu não foi maravilhoso. “Ele é meio gosmento e ácido. O que me intrigou foi que o cupuaçu traz uma acidez, mas também uma doçura. Então tinha que descobrir uma maneira de harmonizá-lo na boca das pessoas. Por isso, eu inventei o Brasil Brasileiro para enaltecer nossas raízes e frutas, além de apresentar essas delícias para o pessoal que não as conhece”, explicou a empresária, proprietária da Giuliana Cupini – Dolci & Cioccolatini, que na época fez uma degustação às cegas para divulgar os seus novos experimentos gastronômicos.

Panetone é recheado com doce de cupuaçu (Foto: Divulgação)

A reação das pessoas ao provar o cupuaçu foi super interessante. A profissional achou que não iam gostar, mas todos ficaram com vontade de comer de novo e de novo. “Claro que o brigadeiro vende mais, mas teve o aumento da procura pelo cupuaçu, por conta das propriedades de todos os ingredientes e da harmonização de sabores, aromas e texturas”, garante.

Aprovado

A aceitação foi tanta que a matéria-prima está até acabando, o que deixa a chef preocupada. “Temos duas pessoas que trazem direto para a gente não ter a necessidade de viajar tanto”. Em breve, a confeiteira apresentará um BomBocado de cupuaçu, com camada de caramelo e também uma sobremesa de taperebá.

Pavê de panetone com frutas

Ingredientes (Creme)

1 lata de leite condensado (390 g)

2 xícaras (chá) de leite (240 g)

2 colheres (sopa) de amido de milho (18 g)

3 gemas sem a película externa (60 g)

4 colheres (sopa) de margarina Delícia Supreme sem sal (50 g)

2 potes de iogurte grego natural (160 g)

1 colher (café) de gelatina em pó sem sabor (1 g)

Outros

3 xícaras (chá) de panetone de frutas cortado em cubos (250 g)

½ xicara de (chá) de leite (120 g)

1 manga grande, Palmer, sem casca e caroço, picada em cubos (250 g)

1 caixa de morangos, limpos, cortado em cubos (270 g)

1 caixinha de amoras frescas (100 g)

Modo de preparo

1. Em uma panela, coloque e misture o leite condensado, o leite, o amido, as gemas e a margarina Delícia Supreme.

2. Leve para cozinhar, em fogo médio e mexendo sempre por cerca de 10 minutos ou até que engrosse.

3. Desligue o fogo, deixe esfriar, misture os iogurtes e leve para gelar por 30 minutos ou mais.

Montagem

1. Em um pote de vidro fundo e com cerca de 22 cm de diâmetro, monte o pavê começando por uma camada de creme, depois uma de frutas e uma de panetone umedecido com o leite.

2. Repita a operação terminando com o creme. Decore com as frutas e sirva bem gelada. 

Publicidade
Publicidade