Publicidade
Entretenimento
Vida

Aprenda a fazer a deliciosa sobremesa 'Arroz Brulé'

A inusitada mistura entre arroz e caramelo é sinônimo de sabor e sofisticação 11/11/2013 às 15:29
Show 1
Fácil e barato de se preparar
acritica.com Manaus (AM)

Que tal experimentar uma versão francesa do nosso tradicional aroz doce? O Arroz Brulé é ideal para surpreender seus convidados como uma sobremesa francesa após uma boa refeição.

Ingredientes
4 xícaras (chá) de leite integral (1600ml)

1 xícara (chá) de Arroz Tio João (170 g)

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco (400 ml)

1 xícara de açúcar (160 g)

4 gemas batidas

Para a finalização

2 xícaras de açúcar (160g) 

Preparo
Ferva 3 xícaras (chá) de leite, acrescente o arroz e cozinhe-o em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos ou até o leite secar. Enquanto isso, em outra panela, em fogo baixo, derreta o açúcar até formar um caramelo.

Acrescente o leite restante e o creme de leite fervidos juntos. Quando o caramelo dissolver totalmente, misture esse líquido à panela do arroz e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até que o arroz cozinhe por completo.

Desligue o fogo e, aos poucos, misture ¼ de xícara (chá) do arroz às gemas, mexendo sempre para não cozinhá-las. Retorne a mistura à panela, mexa bem e disponha em refratários individuais.

Coloque-os em assadeira com um pouco de água e asse em forno pré-aquecido a 150ºC por 30 minutos ou até o creme ficar levemente firme.

Retire do forno, cubra cada refratário com uma camada generosa de açúcar e queime-os com maçarico até formar uma casquinha de caramelo. Sirva em seguida. 

Rendimento: 7 porções

Tempo de preparo: 40 minutos

Dicas
É possível preparar o arroz no forno de véspera. No momento de servir, faça a cobertura de caramelo conforme explicado acima. Caso não haja um maçarico disponível, aqueça bem o dorso de uma colher na chama do fogão e apóie-a sobre a camada de açúcar, que caramelizará imediatamente.


Publicidade
Publicidade