Publicidade
Entretenimento
Vida

Aprenda a fazer o Guefilte fish

Prato com peixe típico da cultura judaica 12/09/2013 às 10:57
Show 1
Guefilte fish
Fonte: Chef Flávio Frenkel ---

Ingredientes 

1/2 kg de carpa
2 unidade(s) de ovo
3 unidade(s) de cenoura
3 unidade(s) de cebola média(s)
2 colher(es) (sopa) de açúcar
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca em pó
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja
60 gr de farinha de  pão ázimo
1 colher(es) (café) de bicarbonato de sódio
1/2 copo(s) de água fria(s)
1/2 kg de pescada branca

Modo de preparo

Cortar os peixes em filé (sempre duas qualidades de peixe) reservando as cabeças e as espinhas. Na panela, onde o peixe deverá ser cozido, colocar o óleo, cebola e bicarbonato, fritando em fogo baixo, mexendo sempre até dourar, desmanchar a cebola. Moer os filés, alternando com as cebolas fritas. Ralar 1 cenoura.

Acrescentar todos os outros ingredientes, menos as cenouras inteiras, misturar bem e ir colocando aos poucos a água para ficar uma massa macia. Na panela onde se fritou a cebola, colocar água, temperá-la com sal, açúcar e pimenta em pó, acrescentar as cenouras inteiras, deixando ferver por alguns minutos. Juntar ao caldo as espinhas, diminuir o fogo e ferver tudo junto por quinze minutos.

Com as mãos úmidas, rechear as cabeças dos peixes e colocar com cuidado na panela. Com o restante da massa, fazer bolinhos achatados e também colocá-los na panela. Depois de dez minutos de fervura, experimentar o paladar e, se necessário, acrescentar sal, pimenta ou açúcar; tampar a panela e deixar cozinhar em fogo brando por duas horas. Não mexer para evitar que os bolinhos se desmanchem.

Depois de cozidos, deixá-los amornar na própria panela e, quando mornos, retirar cuidadosamente com uma escumadeira, bolinho por bolinho e ir arrumando-os na travessa, colocando sobre cada um uma fatia de cenoura cozida. Coar o caldo e colocá-lo em uma molheira para servir acompanhando o peixe. Servir tudo gelado.

Mais sobre o prato

Entre o pôr do sol dos dias 13 e 14 de setembro acontece o Yom Kippur, feriado judaico, conhecido também como o dia do perdão e do arrependimento. A data é uma das mais significativas no calendário do povo judeu.

O feriado acontece 10 dias após o Ano Novo Judaico e é celebrado com um jejum de 25h. Durante esse período os judeus acreditam que eles têm a oportunidade de se desculparem pelos maus atos e de pedir perdão à pessoa em que cometeu alguma injustiça. Acredita-se que o Yom Kippur é um dia dedicado à limpeza e a recuperação da pureza espiritual, alcançadas pelas celebrações e jejum.

Após o período de  jejum e meditação, o feriado é comemorado com refeições tradicionais em família. O chef banqueteiro Flávio Frenkel, de origem judaica, explica como é o banquete e ensina como preparar um Guefilte Fish, prato típico da cultura judaica.

“O Yom Kippur traz novas esperanças e renovações. Nas datas judaicas tenho o prazer de cozinhar pratos tradicionais e que são acolhedores para a alma. Puxando as lembranças destes momentos gastronômicos, meus filhos contarão para os seus filhos, e dessa forma a cultura será mantida em volta da mesa”, afirma Frenkel.



Publicidade
Publicidade