Publicidade
Entretenimento
Vida

Aprenda rápido: canais na Internet investem em receitas dinâmicas

Blogs, canais no Youtube e perfis no Instagram investem em receitas fáceis para que qualquer pessoa sem muita experiência na cozinha consiga sair do lugar comum 12/02/2016 às 16:05
Show 1
João Pedro Coutinho comanda o Receitas em 15s
ROSIEL MENDONÇA Manaus (AM)

Alguns minutos ou segundos são o suficiente para o goiano João Pedro Coutinho e a paulista Gisele Souza ensinarem uma receita na Internet. Enquanto ele administra o Instagram @receitasem15s, primeiro perfil de receitas em vídeo da rede social, ela assina o blog Receitas de Minuto, que também acaba de virar livro.

Coutinho tem 23 anos e é formado em Direito, mas sempre teve a cozinha e os temperos como um dos seus principais hobbies. “Eu já tinha a ideia de ter um blog ou um canal no YouTube de receitas, já que gosto muito de cozinhar. Acabou que não ia para frente porque eu achava que seria mais uma página dessas na Internet. Com a liberação de vídeos de até 15 segundos no Instagram, vi uma oportunidade de ensinar receitas bem rápidas por lá. Testei se seria possível e deu certo!”, contou ele.

Diariamente, ele recebe sugestões que o ajudam a escolher que receitas vai publicar a cada semana, mas na maioria das vezes elas são criações do próprio Coutinho. Ele também filma, cozinha e edita todo o material e garante que errou menos de cinco vezes.

“Quando eu erro acho a receita inviável, já que o canal é feito pra quem não é muito experiente na cozinha. Acho que a ideia tem que ser essa mesmo, na sua casa acaba que você não ‘pode’ errar, senão vira desperdício ou atrapalha uma ocasião especial”, afirma.

Para ele, comprimir toda a receita em apenas 15 segundos é um desafio constante. “No início eu tinha muita dificuldade. Receitas muito complexas são inviáveis de serem explicadas e eu tentava fazer elas no canal.Hoje já sei quais são mais viáveis para serem ensinadas em tão pouco tempo”.

Um minuto ou mais

Designer por profissão, Gisele Souza descobriu a paixão pela culinária quando foi morar sozinha e precisou aprender alguns “truques” para facilitar a sua vida na cozinha. O blog Receitas de Minuto surgiu quando ela teve que transmitir suas técnicas ao irmão, que também acabara de sair de casa. 

“O Receitas de Minuto é um blog onde é possível reunir dicas e receitas práticas, que qualquer pessoa sem experiência possa fazer e se livrar do miojo com salsicha de um vez por todas. As receitas são práticas, econômicas e para todos os públicos, de vegetarianos até carnívoros. Além disso, o blog não é apenas mais um site de receitas e sim um guia prático e rápido com dicas de limpeza, organização, compras e muito mais”, diz ela. 

Segundo Gisele, a maioria dos pratos são ensinados em vídeos rápidos, mas essa não é um regra geral. “O nome se refere a receitas rápidas, mas não quer dizer que ela serão feitas em um minuto ou que a receita vai demorar um minuto para ficar pronta”.

Ela ainda tem o cuidado de testar cada receita postada no blog e nas redes sociais. “Elas são testadas pelo menos duas vezes. Tudo que faço é o que geralmente como aqui em casa, não faço apenas para o vídeo e jogo fora, na verdade acaba sendo nosso almoço, janta, café da tarde etc.”.

Saiba +

1) O #Receitagram é um tipo de passo a passo do blog Garota Esfomeada, (@garotaesfomeada) da amazonense Mônica Dias. Inspirada em outras receitas do tipo, ela ensina a preparar receitas simples usando apenas uma sequência de quatro fotos. “A ideia veio porque na minha casa nem sempre tinha todos os ingredientes das receitas de sites, e eu sempre inventava alguma coisa pra comer mais diferente dando um jeito”, admite. Mônica promete mais posts como esse para a próxima semana, então vale ficar de olho!

2) O forte do canal Tasty ligado ao portalBuzzFeed são os vídeos do tamanho de um “snack” e receitas de nível médio a fácil que você vai querer experimentar com certeza. Alguns posts são tão autoexplicativos que nem trazem indicações de quantidade de ingredientes, etc. Em menos de um ano, a página já tem mais de 37 milhões de seguidores no Facebook! @buzzfeedtasty (em inglês)

3) O casal Carol Thomé e Duca Mendes produz vídeos com um minuto de duração, sem diálogos e edição caprichada para o Cozinha para 2. Além disso, quase todas as receitas podem ser feitas no forno ou microondas. Acesse em @cozinhapara2.

Publicidade
Publicidade