Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Vida

Apresentações de danças contemporâneas e urbanas agitam a “Mostra Primeiro Palco”

Objetivo do evento é integrar nos dias 17, 18 e 19, espaço, dançarinos e espectadores, proporcionando ao fim de cada noite de apresentação debates, com a participação do artista de dança e coreógrafo Gandhi Tabosa



1.jpg
O objetivo do evento é integrar espaço, dançarinos e espectadores.
14/07/2015 às 17:27

Cinco espetáculos de danças urbanas e contemporâneas fazem parte da programação da primeira “Mostra de Dança Primeiro Palco”, no espaço Ateliê 23, neste fim de semana. O objetivo do evento é integrar nos dias 17, 18 e 19, espaço, dançarinos e espectadores, proporcionando ao fim de cada noite de apresentação debates, com a participação do artista de dança e coreógrafo Gandhi Tabosa. As apresentações começam às 20h e a entrada é gratuita

Segundo Taciano Soares, idealizador do projeto, a mostra busca estimular novas criações que tenham como base principal a ocupação do espaço. “A ideia é provar que a dança pode funcionar perfeitamente em lugares não convencionais, ou seja, sem um palco tradicional de um teatro italiano. O objetivo é  confrontar o espaço e a criação artística em dança”, disse.

Ao final de cada dia, o público poderá votar na apresentação que mais lhe agradou e no fim do evento o trabalho mais votado ganhará uma temporada de um mês no “Ateliê 23”, com data a ser combinada pela casa e a dança vencedora. A renda total da bilheteria será totalmente convertida para o artista/grupo premiado.
Taciano Soares enfatizou que a mostra é uma extensão do que o “Ateliê 23” acredita e transmite.

“Temos a intenção de estimular outras criações de dança em formatos e espaços distintos. Isso é fundamental, pois Manaus vive um momento de ausência de pautas em palcos convencionais e o surgimento e  proliferação de casa, Cias e espaços de danças. Por isso é importantes que o artista esteja preparado, apto e em diálogo com outras possibilidades de dança e de teatro que não seja necessariamente o convencional”, explicou. 

A proposta da mostra foi submetida e contemplada em 2013, pelo Programa de Apoio às Artes - PROARTE/2013, do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC). Os grupos e companhias de dança se inscreveram e foram escolhidos por uma comissão de artistas do ateliê, formados por atores, dançarinos e responsáveis de áudio e visual. 

A programação contará com as seguintes apresentações: NÓ[s] (Ana Carolina Nunes), Se eu (Geffiter Garcia), Intra mentis (Cia Sentimento Urbano), Minha autoria (Klinger trindade) e Subjetivo (Ítalo Almeida). As cinco danças estão dividas nos três dias do evento e cada uma se apresentará duas vezes.

Serviço:

O quê:  Primeira Mostra de Dança Primeiro Palco 
Onde:  Ateliê 23 -  Rua Tapajós, 166, Centro  
Quando: Dias 17, 18 e 19
Quanto: Entrada Gratuita


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.