Publicidade
Entretenimento
Festival

Apuração do 60° Festival Folclórico do Amazonas acontece no sábado

Este ano, a disputa entre os grupos tradicionais da cidade teve como palco o Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque Dez, zona Centro-Sul 16/08/2016 às 11:51
Show manau
(Foto: Ingrid Anne/ Manauscult)
acritica.com

No próximo sábado (20), acontece a apuração dos grupos vencedores do 60° Festival Folclórico do Amazonas, categorias Bronze e Prata, no Les Artistes Café Teatro, no Centro Histórico. Às 9h, serão abertos os envelopes da categoria Bronze e às 14, da categoria Prata.

Este ano, a disputa entre os grupos tradicionais da cidade teve como palco o Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque Dez, zona Centro-Sul, que realiza tradicionalmente seu Arraial há 36 anos.

“Esse novo formato, no CSU, garante apresentações mais próximas às raízes do próprio festival. Além disso, a realização das danças em um novo palco é um pedido dos próprios grupos folclóricos”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

Os grupos são avaliados em critérios como toada (letra e música), coreografia, indumentária e harmonia, dependendo da modalidade de dança apresentada.

Apenas um representante de cada grupo poderá entrar na sala de apuração. À decisão dos jurados não cabe recurso. Dez jurados participaram do Festival, sendo cinco para cada categoria.

A categoria Bronze foi criada este ano, com anuência dos grupos folclóricos, como porta de acesso às categorias que disputam premiação em dinheiro. Ao todo, 29 grupos se apresentaram durante quatro dias em 12 modalidades.

Na categoria Prata, 61 grupos se apresentaram durante 8 dias, em 14 modalidades de dança diferentes.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade