Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
Bem-estar

Aromaterapia a dois: um ritual olfativo para realizar no Dia dos Namorados

Atualmente, a aromaterapia é usada com as mais diversas finalidades na massoterapia, na infectologia, microbiologia e outras tantas



1087378.jpg A experiência de combinar música ambiente, comida, bebida e óleos essenciais foi testada inúmeras vezes por Sâmia, e com sucesso / Foto: Divulgação/Reprodução
29/05/2016 às 14:16

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o olfato não é um sentido apenas instintivo, que alerta para o perigo e ajuda o cérebro a acessar certas memórias. Ele pode também fazer parte de uma experiência de intimidade e prazer, como propõe a aromaterapeuta paulista Sâmia Maluf. Pensando nos casais, a especialista em aromas criou um “ritual” para o Dia dos Namorados que inclui a aromatização do ambiente, um menu leve para o jantar e uma sessão de massagem com óleos essenciais.

“Minha ideia foi criar uma sequência de usos de óleos essenciais buscando despertar sentidos e deixar a sensibilidade à flor da pele”, explica a criadora do Instituto Sâmia Maluf de Estudos Aplicados em Aromaterapia. Formada em Psicologia, Sâmia é filha de um libanês com uma lituana, por isso o mix olfativo sempre esteve presente no dia a dia dela. “Quando fui trabalhar na Psicologia, me encantei com as possibilidades terapêuticas dos aromas. Foi quando montei a By Samia Aromaterapia e comecei a atuar na área de estética e SPA”.

Atualmente, a aromaterapia é usada com as mais diversas finalidades na massoterapia, na infectologia, microbiologia e outras tantas. Segundo Sâmia, esse é um segmento que tem sido valorizado cada vez mais como ciência. “Até 2004, quando um trabalho sobre a organização do sistema olfativo foi premiado com um Nobel, ele era deixado de lado como algo instintivo, mas hoje se sabe que por meio nariz se tem uma abertura para o cérebro”, completa.

Sobre o roteiro de aromas para o Dia dos Namorados, Sâmia comenta: “Hoje em dia, com a correria da vida, a gente esquece de ritualizar as coisas, então essa é uma forma de resgatar uma espécie de ritual de sedução com a ajuda não só do olfato, mas dos outros sentidos também”.  

A experiência de combinar música ambiente, comida, bebida e óleos essenciais foi testada inúmeras vezes por Sâmia, e com sucesso. Uma delas foi em um trabalho de marketing olfativo realizado para um motel em São Paulo, que passou a oferecer um cardápio com vários tipos de rituais envolvendo aromas. Nos SPAs que ela assessora, os rituais de banho também são acompanhados, por exemplo, de massagem com óleo de semente de uva e degustação de vinhos e queijos.

Um dos óleos que ela indica para os casais é o Kamasutra, que tem na sua composição essências exóticas de amêndoas doces, girassol e outros – além de hidratar, ele estimula o sistema límbico, responsável pelo prazer. “Nessa composição, procurei utilizar óleos que afetam o espírito, as emoções e o corpo”.

Aromatizando o ambiente 

Poucas coisas são tão acolhedoras e sensuais do que adentrar um ambiente aromatizado com cuidado. Se a ideia é criar um clima sofisticado, e energizante e sensual, Sâmia sugere uma sinergia (mistura de óleos) com os óleos essenciais de canela, Ylang Ylang e laranja, que trazem a sensualidade na medida certa.

Como:  Vinte minutos antes do encontro, misture em um aromatizador elétrico cinco gotas do óleo essencial de canela, 10 gotas de Ylang Ylang e cinco gotas do óleo de laranja.

Hora do toque: massagem como um ritual de sedução

O toque é um modo de estabelecer conexão com o outro, transmitindo intensidades e intenções capazes de trazer sensações de bem-estar. Neste clima, a troca de massagens deixa o clima ainda mais agradável e sensual. As massagens podem ser feitas alternadamente ou com os envolvidos massageando-se simultaneamente. 

Indicação:  uma sinergia com 1 colher (sopa) de óleo vegetal de semente de uva acrescido de duas gotas óleo essencial de Ylang Ylang, 1 gota de óleo essencial de canela e 1 gota de óleo essencial de laranja. Outra opção é o óleo Kamasutra.

Nutrindo o contato e aguçando as sensações

Em um ambiente harmonioso e aromatizado, é possível abrir-se mais facilmente para experimentar com outros sentidos. Nessa hora, vale a pena colocar para tocar uma música de que os dois gostem, em volume agradável e com conteúdo que transmita paz, harmonia, carinho. Sâmia sugere ainda um jantar leve, com menu descomplicado mas saboroso.

Entrada:salada de alface com gomos de laranja, temperada com sal do Himalaia, azeite e aceto balsâmico.
Massa: fettuccine com mussarela de búfala, tomates cereja e folhas de manjericão. No tempero, podem ser utilizadas ervas, do alecrim ao orégano, sal rosa do Himalaia e azeite.

Sobremesa:  morangos com açúcar mascavo e pimenta negra. (Cortar 12 morangos e espetá-los num cabinho. Misturar em um recipiente duas colheres de sopa de açúcar mascavo e colocar uma pitada de pimenta do reino moída. Salpicar os morango com a mistura).

 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.